O Canil da PM é o que existe de mais difícil para a criminalidade conseguir enganar. Os cães são altamente treinados para não deixar passar nada e encontram qualquer substância que possa estar escondida pelos criminosos.
Leia também: COE resgata três turistas que se perderam em trilha na Serra do Mar, em SP
Por isso, sempre que existe uma operação Policial pelas ruas de São Paulo, o Canil da PM pode ser chamado para prestar apoio e realizar um pente fino pelos becos, barracos e vielas das favelas que se aglomeram pela capital.
Nessa quinta-feira (10), os Policiais do 1º BPM/M iniciaram uma operação para combater o tráfico de drogas na favela do Jardim Felicidade, zona sul de São Paulo. Para ter êxito total na ação, o 2° Tenente Biason e PM Renan acabaram pedindo para o Canil acompanhar toda a ação. Participavam ainda, ROCAM e Força Tática.
Os Policiais Militares
começaram a fazer uma incursão pela favela e cão Thor era o responsável por farejar possíveis produtos do crime organizado que domina a região. Em poucos minutos o trabalho do K9 deu resultado.
Um barraco abandonado foi apontado por Thor. O local estava totalmente abandonado e após ser cercado, ele foi revistado pelas equipes da PM que estavam trabalhando na operação. Os Policiais comprovaram a importância e eficiência do trabalho do cão, o espaço servia como um ponto de armazenamento do tráfico.
Leia também: Traficantes de Brasília tentam a sorte em São Paulo, mas ROCAM nega
"A droga estava dentro de uma sacola deixada no chão do barraco. Ainda dentro desse local tinha um armário e nesse móvel, em um das gavetas, estavam as armas. Não era tanta droga, mas tirando armas da rua sempre é muito bom", conta o Tenente Sampaio do Canil.
Foram apreendidos no barraco: 94 invólucros de maconha (totalizando 0,2kg), 571 pinos de cocaína (totalizando 0,4 kg), cinco pedras de crack, uma balança de precisão e dois rádios comunicadores. Também estavam no barraco, uma pistola com oito munições e um carregador e um revólver com seis munições.
A ocorrência foi apresentada no 92º Distrito Policial pela equipe de ROCAM.
Quais são as raças o Canil da PM usa?
São seis raças: Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Bloodhound e Labrador. As missões de cada raça são divididas de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência, agressividade, etc...
Leia também: 2º Batalhão de Choque surpreende traficantes na zona sul de São Paulo
Um Labrador, por exemplo, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. Normalmente, o Labrador é usado para farejar entorpecentes e explosivos. Já o Pastor Belga Malinois é utilizado pelo Canil da PM para policiamento e também faro. O Bloodhound tem aptidão para busca de pessoas.