Os Policiais Militares do Canil da PM realizaram uma operação de combate ao tráfico de drogas nesta quinta-feira (28) na zona oeste da capital paulista. A ação na rua Odassy Mazalli, uma travessa da avenida Parada Pinto, foi rápida e certeira com a ajuda dos cães Dylan e Aruck.
Leia também: Policial feminina da Cavalaria da PM olha na cara de criminosos e eles tremem
Uma equipe do Canil da PM fazia um patrulhamento pela região quando um suspeito ao avistar a viatura começou a fugir. "Essa região é conhecida pelo seu envolvimento com o tráfico de drogas. Nós sabemos que é uma região onde tem um certo nível de periculosidade e por isso acionamos outras viaturas", diz o Tenente Fioravante.
Diante do cenário, os Policiais montaram uma operação para fazer uma incursão na área. Nós entramos nessa rua e fomos passando os cães farejadores. Durante a varredura, as equipes realizaram a abordagem de um homem e constataram que ele era um foragido da Justiça que havia escapado de São José do Rio Preto. Ele foi detido e levado para o DP", continua o Tenente.
Leia também: ROCAM é a resposta rápida contra o crime nas ruas de São Paulo
Os PMs continuaram fazendo a varredura com os cães, até que Dylan e Aruck apontaram para presença de drogas em um terreno em construção e em uma casa abandonada.
"Os entorpecentes estavam dentro de uma bolsa escondida no terreno e misturados no lixo dentro desse barraco. Nós achamos 3,011 kg de maconha; 1,629 kg de cocaina; 994 gramas de crack; R$ 434,00 e material embalagem. Tudo foi apreendido e levado para o #8º Distrito Policial. O foragido capturado não tinha envolvimento com as drogas", finaliza o Tenente Fioravante.
Quais são as raças o Canil da PM usa?
São seis raças: Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Bloodhound e Labrador. As missões de cada raça são divididas de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência, agressividade, etc...
Leia também: Se o problema é sério chame a Polícia Militar. Se é impossível chame o GATE
Um Labrador, por exemplo, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. Normalmente, o Labrador é usado para farejar entorpecentes e explosivos. Já o Pastor Belga Malinois é utilizado pelo Canil da PM para policiamento e também faro. O Bloodhound tem aptidão para busca de pessoas.