Autoridades do Camboja apreenderam um leão de estimação sem garras após sua aparição em vídeos na rede social TikTok gravados em uma vila na capital Phnom Penh. O animal de 18 meses foi importado do exterior pelo proprietário, um cidadão chinês, que o criava em sua residência.
O dono havia compartilhado uma foto do leão sentado em uma garagem enquanto um cachorro brincava nas proximidades. Em outro vídeo, o animal aparecia sendo borrifado por uma mangueira. A apreensão ocorreu depois que um usuário publicou nas redes sociais uma foto aérea do felino andando por um jardim no distrito de Boeung Keng Kang.
A ONG Wildlife Alliance, que atua no resgate de animais, ajudou na operação. Segundo a organização, as condições da residência privada eram "inadequadas para um animal selvagem". A ONG disse ainda que os dentes caninos e as garras do leão foram removidas, o que reduz consideravelmente sua qualidade de vida".
O Ministério do Meio Ambiente do país divulgou, neste domingo, fotos do felino descansando com um cachorro, enquanto as autoridades preparavam uma caixa para transportá-lo ao centro de resgate de animais selvagens de Phnom Tamao, nos arredores da capital.
De acordo com o porta-voz do ministério, Neth Pheaktra, as autoridades cambojanas começaram a investigar o caso desde que viram um vídeo do animal no TikTok no final de abril. Ele afirmou que as pessoas não têm o direito de criar animais selvagens como animais de estimação.