Oksoko avarsan tem bico de papagaio
Michael W Skrepnick
Oksoko avarsan tem bico de papagaio


Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo  descobriram uma nova espécie de dinossauro parecida com um papagaio . O estudo foi publicado na revista "Royal Society Open Science". A espécie foi batizada como Oksoko avarsan.


Segundo a pequisa, os animais atingiam dois metros de comprimento, bico grande, sem dentes e apenas dois dedos funcionais . Os esqueletos dos animais foram encontrados bem preservados no deserto de Gobi, na Mongólia. A descoberta do fóssil é a primeira evidência de perda de dedos na família dos dinossauros de três dedos, chamados de oviraptores.

“Sua mão com dois dedos nos levou a observar como a mão e o membro anterior mudaram ao longo da evolução dos oviraptores – que não havia sido estudada antes. Isso revelou algumas tendências inesperadas, que são uma peça-chave no quebra-cabeça de por que os oviraptores eram tão diversos antes da extinção que matou os dinossauros”, disse Gregory Funston, coordenador do estudo.

Os pesquisadores concluiram que a possibilidade dos dinossauros desenvolverem adaptações para alterar o estilo de vida e as dietas para continuarem a se multiplicar. Outra informação é que o Oksoko era uma espécie sociável na juventude. Os quatros fosséis encontrados eram de animais jovens e foram vistos preservados descansando juntos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!