Você se lembra da polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado? Há alguns anos, a foto de uma roupa cujas cores eram verdadeiras incógnitas viralizou nas redes sociais. A polêmica dividiu a internet e foi discutida por mais de uma semana, em uma situação que está prestes a ser repetida com o surgimento de um misterioso áudio.
Leia também: Homem surta e corta o próprio pênis com uma faca enquanto assistia a filme pornô
O áudio computadorizado diz repetidamente uma palavra, que pode ser ouvida de duas formas: como ‘Laurel’ ou como ‘Yanny’. A divergência de opiniões tomou as redes sociais e criou uma nova polêmica , afinal, qual o nome certo? E por que cada pessoa consegue escutar uma palavra diferente?
Escute o áudio e tire suas próprias conclusões:
Afinal, qual é a resposta correta?
Segundo o Independent , a resposta certa é: Laurel e Yanny. O robô em questão estaria dizendo as duas palavras, e uma série de fatores seriam os responsáveis por definir qual delas nós conseguimos ouvir.
O áudio seria formado das duas palavras sobrepostas: a gravação de uma foi colocada sobre a gravação da outra, e como nosso cérebro é incapaz de escutar ambas ao mesmo tempo, ele decide qual delas conseguirá decodificar.
Leia também: Após dois anos, família devolve urso que adotou pensando ser filhote de cachorro
Assim, enquanto algumas pessoas têm certeza que o áudio diz ‘Laurel’, outras estão convictas que o único nome possível é ‘Yanny’, como podemos perceber na "disputa" que chegou aos tópicos mais comentados do mundo no Twitter nesta quarta-feira (16).
A explicação para a polêmica
A diferença básica entre um som e outro está na frequência das vozes. A responsável por dizer ‘Laurel’ é mais profunda e grossa quando comparada com a que fala ‘Yanny. Assim, o que vamos ouvir dependerá da capacidade auditiva de captar tais frequências.
Além disso, pessoas mais jovens costumam escutar frequências mais altas, enquanto pessoas mais velhas, que podem ter a audição prejudicada, têm mais dificuldade para ouvir tais sons. Como ‘Yanny’ está em uma frequência mais alta, ela será identificada com mais facilidade por jovens, o contrário acontecendo com ‘Laurel’.
Mas esse não é o único fator a determinar o que vamos ouvir. Os alto-falantes e fones de ouvido também influenciam no resultado final: se eles reproduzem o som de maneira mais ‘metálica’, será mais fácil escutar Yanny.
Leia também: Homem fatura R$ 16 milhões na loteria após obter bilhete “de graça” em promoção
O mesmo acontece com o volume de reprodução do áudio: quanto mais alto o volume, mais fácil será escutar ‘Laurel’ no áudio que se tornou a mais nova polêmica das redes sociais.