Um chinês está sendo investigado pela polícia por supostamente ter se oferecido para cortar as cordas vocais dos "cachorros mais barulhentos" de um bairro da província de Sichuan, na China .
Leia também: Ursos organizam a primeira "greve de selfies" nos Estados Unidos; entenda
Segundo a investigação anunciada nesta segunda-feira (18), o acusado – conhecido como Zeng – instalou uma "clínica veterinária" improvisada em sua rua para realizar cirurgias nos cachorros mais barulhentos
da vizinhança.
Em um procedimento que demorava cerca de cinco minutos, Zeng cobrava entre US$ 8 e US$ 12 pelo serviço, dependendo do tamanho do animal. A cirurgia consistia no corte das cordas vocais dos animais, em cima de uma mesa instalada na calçada.
De acordo com veterinários especializados, o procedimento cirúrgico mais apropriado para diminuir o latido de um cachorro consiste na redução das cordas vocais do animal, mas sem a remoção total delas.
Leia também: Mulher é presa por usar dinheiro público para comprar smoking para seu cachorro
Em alguns países, o procedimento de redução das cordas vocais já é ilegal. Em outras nações, porém, é possível que o corte das cordas vocais seja feito até mesmo com o aval do governo local. De qualquer forma, a clínica improvisada faz de Zeng um criminoso na China.
Investigação e vídeo viral
A investigação do caso foi anunciada apenas nesta segunda, mas ocorre há dias. Ela teve início após algumas notícias sobre o procedimento serem publicadas nos principais veículos de comunicação da cidade.
Além disso, um vídeo da dada "cirurgia" também circula nas redes sociais e vem causando revolta entre os ativistas dos direitos dos animais.
Zeng – que não tem licença veterinária e não anestesiava os animais – não trocava e nem limpava a tesoura que utilizava para cortar as cordas vocais dos cachorros . Segundo as autoridades, a tal "clínica" improvisada foi fechada.
Ainda de acordo com as informações divulgadas nesta segunda, os clientes de Zeng contaram à polícia que procuravam pelo serviço do suspeito, pois eram donos dos cachorros mais barulhentos do bairro e os animais incomodavam os vizinhos.
Leia também: Fantasiado de panda, homem invade loja e rouba arma de airsoft nos EUA
* Com informações da Agência Ansa.