Uma dupla fanática por veículos blindados fez uma descoberta milionária após comprar um tanque de guerra russo inativo. Em busca de explosivos, os britânicos Nick Mead, de 55 anos, e Todd Chamberlain, de 50 anos, encontraram barras de ouro que chegam a valer dois milhões de libras esterlinas (aproximadamente R$ 8 milhões).
Leia também: Cara de pau: ao furtar loja, mulher fica presa e chama a polícia para resgatá-la
Nick Mead é dono da empresa chamada “Tanks-a-Lot”, que restaura veículos blindados antigos e dá a oportunidade de pessoas dirigirem em sua fazenda que fica em Helmdon, Northants, Inglaterra. Por causa disso, acabou trocando um caminhão do Exército e uma arma autopropelida Abbot pelo tanque
T54/69, depois de vê-lo anunciado no site eBay.
Ele conta que, depois de deslocarem o veículo, encontrou munições de metralhadora e, preocupado com a possibilidade de haver armas ali, acabou “revirando” todos os cantos do tanque com a ajuda do parceiro. Segundo o “The Sun”, a dulpa encontrou cinco barras de ouro que pesam até 2 kg no tanque russo T54/69 enquanto restaurava o veículo recém-comprado por 30 mil libras (ou R$ 117 mil).
Leia também: Crianças holandesas pintam revista de colorir e se deparam com figura de Hitler
Ele o mecânico Todd faziam imagens em vídeo no momento em que abriam o compartimento de combustível. Porém, foi outro tipo de objeto que acabou brilhando diante de seus olhos. “Nós não sabíamos o que fazer. Não pegamos cinco grandes barras sem fazer questionamentos, por isso decidimos chamar a polícia”, contou Todd.
Depois da ligação no mínimo inusitada, os oficiais britânicos recolheram as barras e as colocaram em um depósito de segurança em Londres. Desse modo, a dupla acabou ficando apenas com um recibo emitido pelos policiais. Apesar de não ficar milionário, o colecionador apaixonado por veículos destaca que “mesmo não tendo chance de ter o ouro de volta, ainda tenho meu lindo veículo aqui”, disse.
Um porta-voz da polícia de Northamptonshire disse que não podia comentar o assunto "por razões operacionais".
Leia também: "O rato comeu toda maconha": polícia culpa roedores por sumiço de 25 kg de droga
Os restauradores acreditam que as barras foram escondidas no tanque de guerra por soldados iraquianos durante a invasão de Kuwait, na Guerra do Golfo, na década de 1990. O conflito militar em questão aconteceu entre o Iraque e as forças da Coalização Internacional, liderada pelos Estados Unidos da América, depois que as forças armadas iraquianas ocuparam e anexaram o território do Kuwait a mando de Saddam Hussein.