Terremoto de magnitude 7,4 causou mortes e destruição na Colômbia
Reprodução/redes sociais
Terremoto de magnitude 7,4 causou mortes e destruição na Colômbia

O número de mortos no  terremoto de magnitude 7,4 que atingiu a Colômbia nesta segunda-feira (10) subiu para 132 e o de feridos, para 540.

Os números foram atualizados pelo presidente Abelardo de la Espriella, em coletiva de imprensa, nesta tarde. Segundo ele, a prioridade agora é “o resgate das pessoas que se encontram abaixo dos escombros” dos edifícios afetados.

O presidente informou no início da noite ainda que 1.575 moradias sofreram danos, 37 moradias foram completamente destruídas e 61 edifícios colapsaram. Os dados ainda não foram atualizados.

Entre a infraestrutura danificada, revelou 18 centros de saúde afetados, 52 centros educativos danificados, 17 centros comunitários e 18 vias.

Espriella também mencionou seis aeroportos afetados em infraestrutura e sem operação para voos comerciais, e um afetado em pista de aterrissagem.

O presidente colombiano disse também aos jornalistas que o governo estará à frente da resposta à emergência e terá presença “em todos os territórios” afetados.

Afirmou ainda que fará relatórios semelhantes a cada três horas e pedirá às autoridades regionais que coordenem as atualizações com o governo nacional.

“Todos os nossos aliados ao redor do mundo manifestaram sua intenção de ajudar com o que é preciso”.

Destruição

O epicentro do terremoto que atingiu a Colômbia nesta segunda foi localizado na região de San José del Palmar, no departamento de Chocó, no oeste da Colômbia. O ponto fica a cerca de 565 quilômetros de Bogotá, além de estar relativamente distante de outras grandes cidades colombianas, como Medellín e Cali.

Apesar da distância, o tremor foi forte o suficiente para ser percebido na capital. Sirenes foram acionadas e moradores deixaram edifícios após sentirem os prédios balançarem.

O terremoto também foi percebido em países vizinhos, como o Equador e a Venezuela, segundo relatos e informações divulgadas após o evento.

Governo brasileiro

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nota nas redes sociais lamentando o desastre natural em território colombiano.

“Em nome do povo brasileiro, manifesto minha solidariedade ao povo colombiano, especialmente às famílias das vítimas e a todos os afetados pelos tremores. O Brasil permanece à disposição da Colômbia para prestar o apoio necessário”, escreveu. 


Também em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil acompanha, com atenção, os esforços de busca e de assistência às populações afetadas pelo terremoto e manifesta disposição de colaborar, na medida de suas capacidades, com as autoridades colombianas nas ações de resposta à emergência.

O Itamaraty afirmou ainda que não foram identificados brasileiros entre as vítimas do tremor e divulgou o contato do plantão consular da Embaixada do Brasil em Bogotá; telefone +55 (61) 98260-0610.

    Compartilhar
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes