O surfista Mercury Psillakis, de 57 anos, morreu após ser atacado por um tubarão na manhã deste sábado (6) em Long Reef, nas Northern Beaches de Sydney, Austrália .
Morador de Dee Why, Psillakis era pai de uma menina e surfava há décadas na região. O incidente ocorreu um dia antes da celebração do Dia dos Pais no país.
O ataque aconteceu por volta das 9h30, quando ele surfava com um grupo de cinco a seis amigos, cerca de 100 metros da costa, em um trecho sem a presença de salva-vidas.
Psillakis estava no mar havia cerca de 30 minutos quando foi atingido por um tubarão de grande porte, cuja espécie ainda está sob investigação.
Testemunhas relataram que viram o surfista e sua prancha desaparecerem debaixo d’água. Em seguida, ele foi avistado flutuando e resgatado por colegas, que o levaram até a areia.
Psillakis apresentava ferimentos graves, incluindo a perda de membros e grande perda de sangue. Equipes de emergência chegaram ao local por volta das 10h, mas não conseguiram reanimá-lo.
Após o episódio, a polícia de Nova Gales do Sul isolou Long Reef e determinou o fechamento das praias entre Manly e Narrabeen por pelo menos 24 a 72 horas. Drones, helicópteros, jetskis e barcos foram mobilizados na busca pelo animal.
Partes da prancha foram recolhidas para análise, em conjunto com especialistas do Departamento de Indústrias Primárias, que trabalham na identificação da espécie envolvida.
O grupo de surfistas de Dee Why e Long Reef se reuniu na praia em estado de choque, conforme noticiou a imprensa internacional. Amigos próximos descreveram Psillakis como um surfista experiente, conhecido entre os frequentadores locais.
No momento do ataque, um torneio de surfe júnior era realizado nas proximidades, o que levou ao cancelamento de todas as atividades aquáticas no fim de semana pelo Conselho das Northern Beaches e pela Surf Life Saving NSW.
Outros casos
O caso é o primeiro ataque fatal de tubarão registrado em Sydney desde 2022, quando o britânico Simon Nellist morreu em Little Bay. Em 2025, já foram registradas quatro mortes por tubarão no país.
Apesar disso, os números históricos apontam que a Austrália registra, em média, 20 incidentes por ano, com taxa de mortalidade inferior a uma vítima anual. Long Reef não possui rede de proteção contra tubarões, ao contrário de outras 51 praias da região, incluindo Dee Why.