Múmia pré-inca é encontrada no Peru
Martin Mejia
Múmia pré-inca é encontrada no Peru


Trabalhadores que faziam obras para expansão da rede de gás natural em Lima, capital do Peruencontraram uma múmia pré-inca com cerca de mil anos de antiguidade. O corpo foi descoberto a menos de meio metro da superfície, durante a escavação de uma vala no bairro de Carabayllo, na semana passada.

O achado surpreendeu os operários, que interromperam os trabalhos e acionaram especialistas. Segundo os arqueólogos responsáveis pela área, a múmia estava em posição fetal, envolta em um fardo funerário e ainda conservava parte dos cabelos.

“Encontramos restos mortais e evidências de que pode ter havido um enterro pré-hispânico” , disse o arqueólogo Arturo Aliaga, que acompanha o monitoramento arqueológico nas obras, em entrevista à imprensa local.

Jesús Bahamonde, diretor do plano de monitoramento arqueológico da região metropolitana de Lima, explicou que o corpo provavelmente pertenceu a um membro da cultura Chancay, uma sociedade de pescadores que viveu na costa central peruana entre os anos 1.000 e 1.470 d.C.

O caso chama atenção para a riqueza arqueológica da cidade. Mesmo com o avanço urbano, Lima ainda guarda dezenas de sítios enterrados. Hoje, com cerca de 10 milhões de habitantes, a capital peruana abriga mais de 400 sítios arqueológicos espalhados pela zona urbana. A cidade está situada em um vale irrigado por três rios que descem dos Andes, região ocupada por civilizações humanas milhares de anos antes da chegada dos colonizadores espanhóis em 1535.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!