Sana Yousaf , uma jovem influenciadora digital paquistanesa, foi assassinada a tiros em sua casa em Islamabad na noite de segunda-feira (02), horas após postar um vídeo comemorando seu aniversário de 17 anos.
A jovem, que tinha mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, foi morta por um homem de 22 anos, preso sob suspeita do crime após passar horas rondando sua residência , afirma o Daily Mail.
O ataque ocorreu após a vítima ter rejeitado insistentemente os avanços do suspeito.
O chefe da polícia de Islamabad, Syed Ali Nasir Rizvi , afirmou em entrevista coletiva que " foi um caso de rejeições repetidas. O rapaz estava tentando entrar em contato com ela repetidamente ".
Ele classificou o crime como " um assassinato hediondo e a sangue-frio ".
Yousaf era popular no TikTok no Paquistão, com mais de 800 mil seguidores , onde compartilhava vídeos de dublagem, dicas de cuidados com a pele e conteúdo promocional de produtos de beleza.
Seu último vídeo, postado horas antes da morte, a mostrava cortando o bolo de aniversário.
Indignação nas redes
A seção de comentários do vídeo final foi inundada por homenagens de fãs e colegas criadores de conteúdo.
A influenciadora Waliya Najib escreveu: " Isso não parece real. Você estava radiante, apenas sendo uma jovem de 17 anos. Sinto muito que este mundo não te protegeu. Descanse em paz, querida ".
Já o criador de conteúdo do Reino Unido, Kashaf Ali , questionou: " Isso é tão horrível. Uma literal menina de 17 anos com tanta inocência, morta por quê? ".
Violência contra mulheres
A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão aponta que a violência contra mulheres é generalizada no país, sendo casos de ataques após rejeição de propostas de casamento relativamente comuns.
Este ano, um pai que levou a família dos EUA para o Paquistão foi preso após supostamente matar a filha de 15 anos, Hira, em um " crime de honra " por ela usar redes sociais.
Anwar ul-Haq , que teria proibido a filha de fazer vídeos no TikTok por considerá-los "inapropriados", confessou o crime após inicialmente culpar um atirador não identificado, disseram autoridades.
Em 2021, Noor Mukadam , 27 anos, foi decapitada por seu namorado ítalo-paquistanês após rejeitar seu pedido de casamento.
Em 2016, Khadija Siddiqui sobreviveu a 23 facadas desferidas por um ex-namorado rejeitado.
Caso recente no México
A morte de Yousaf ocorreu após o assassinato brutal de outra influenciadora de beleza do TikTok no mês passado.
Valeria Marquez , de 23 anos, foi baleada várias vezes durante uma transmissão ao vivo dentro de seu salão de beleza no oeste do México.