
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,
fez duras declarações nesta terça-feira (27), direcionadas ao líder russo, Vladimir
Putin
. Para o governante norte-americano, "coisas muito ruins" já poderiam ter acontecido com a Rússia
. Chefe da segurança russa alerta para "Terceira Guerra Mundial".
“O que Vladimir Putin não percebe é que, se não fosse por mim, muitas coisas realmente ruins já teriam acontecido com a Rússia, e quero dizer, MUITO RUINS. Ele está brincando com fogo!”, afirmou Trump.
A fala ocorre em meio a uma nova escalada de violência na guerra da Ucrânia , marcada por alguns dos maiores ataques com drones e mísseis desde o início do conflito.
No último domingo (25), Trump já havia criticado Putin, dizendo que o presidente russo “ficou completamente louco” e demonstrando descontentamento com suas ações. “Ele não está feliz com o que Putin está fazendo”, declarou.
Trump também voltou sua mira para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, após este afirmar que o “silêncio da América” estaria encorajando a Rússia a prosseguir com os ataques.
O republicano rebateu: “Da mesma forma, o presidente Zelensky não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar do jeito que fala”. E acrescentou: “Tudo o que sai da boca dele causa problemas, eu não gosto disso e é melhor parar.”
O assessor do presidente ucraniano, Andriy Yermak, disse em seu canal no Telegram que " Moscou está atrasando até mesmo a discussão de propostas — sem oferecer detalhes específicos, apenas desperdiçando tempo. A única maneira de fazer Moscou agir mais rápido é por meio de sanções e armas."
Troca de acusações
Dmitry Medvedev , vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, reagiu as declarações de Trump, sobre Vladimir Putin, alertando para o risco de uma " Terceira Guerra Mundial ".
Em publicação nas redes sociais, Medvedev respondeu ao um post de Trump na Truth Social.
"Sobre as palavras de Trump, dizendo que Putin está ‘brincando com fogo’ e que ‘coisas realmente ruins’ podem acontecer à Rússia, eu só conheço uma COISA REALMENTE RUIM — a Terceira Guerra Mundial. Espero que Trump entenda isso!".
As ameaças trocadas entre as partes ocorrem após a Rússia realizar, entre domingo (25) e segunda-feira (26), os maiores ataques aéreos desde o início da guerra.
No domingo, foram lançados 367 drones e mísseis. Já na segunda-feira, o número chegou a 355, todos com o uso de drones.