Um monumento bem diferente surgiu no Capitólio (Washington, EUA) durante esta quinta-feira (24): uma estátua de fezes de bronze gigante em cima de uma mesa com uma placa de identificação de Nancy Pelosi .
Nancy era presidente da Câmara quando houve a invasão ao Capitólio nos EUA em janeiro de 2021 (eleitores de Trump não aceitaram resultado da eleição de Joe Biden ) - e muito excremento humano espalhado pela construção.
As fezes e a mesa de bronze são acompanhadas por uma placa na qual se lê: "Este memorial homenageia os bravos homens e mulheres que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 para saquear, urinar e defecar por aqueles corredores sagrados para anular uma eleição".
O escrito é uma ironia aos manifestantes que invadiram o lugar — boa parte deles foi presa nos meses seguintes à invasão.
Explicação da obra
A exposição foi batizada como “The Resolute Desk” (A Mesa Resoluta) e ficará exposta até 30 de outubro, de acordo com o Washington Post. O autor da obra comentou:
"Esta mesa representa o coração da democracia, onde decisões são tomadas, vozes são ouvidas e o futuro é moldado. Mais do que apenas um lugar para trabalhar, é um testamento dos ideais de transparência, responsabilidade e representação."
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!
Pode exibir obra política em público?
Julia Jimenez-Pyzik , da entidade Civic Crafted LLC, explicou que o departamento de Parques "não considera o conteúdo da mensagem a ser apresentada" ao conceder licenças de exposição. Mike Litterst , porta-voz, acrescentou:
"Como terra federal e o principal espaço cívico da América, o National Mall fornece um fórum no qual os cidadãos podem exercer seus direitos constitucionais de expressão e reunião."
Estão não foi nem a primeira obra política ousada das eleições nos EUA : há cerca de um mês, uma estátua gigantesca de Donald Trump totalmente pelado surgiu em Las Vegas.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.