"Vitória será a paz da Venezuela", diz Nicolás Maduro sobre Essequibo

Presidentes venezuelano e da Guiana se encontraram nesta quinta-feira (14) para discutir a posse do território que está em disputa

Nicolás Maduro de frente para Irfaan Ali, presidente da Guiana, durante encontro em país caribenho
Foto: Marcelo Garcia / AFP
Nicolás Maduro de frente para Irfaan Ali, presidente da Guiana, durante encontro em país caribenho

Os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela e Irfaan Ali, da Guiana , se reuniram hoje (14) em São Vicente e Granadinas, país da região do Caribe, para discutir formalmente a posse do terrítório de Essequibo

A conversa foi promovida pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e pela Comunidade do Caribe (Caricom) , com apoio do Brasil, que tenta conter a crise que preocupa o continente sul-americano. O assessor especial da presidência para assuntos internacionais e ex-ministro Celso Amorim foi escalado pelo governo brasileiro como mediador.


Os dois presidentes foram recebidos no aeroporto pelo primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, e participaram de conversas separadas com líderes da Caricom. Só depois, por volta das 15h (horário de Brasília), começou a conversa bilateral.

O presidente da Guiana disse que o país "tem todo o direito" de explorar "seu espaço soberano", enquanto dava entrevista a jornalistas, após o encontro com Maduro. 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse à imprensa antes do encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, que, na disputa envolvendo Essequibo, “a vitória será a paz da nossa pátria Venezuela e também da grande pátria”. Em seu X (antigo Twitter), ele pubicou a respeito.

 A reunião diplomática terminou com um aperto de mãos entre as duas autoridades.