Essequibo: Defesa nega que Maduro atravessará território brasileiro

Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro disse que "em hipótese alguma" tropas venezuelanas cruzarão fronteira brasileira para chegar até a Guiana

Um dos caminhos para a Venezuela chegar a Guiana é pela tríplice fronteira com o Brasil no estado de Roraima
Foto: Pedro França/Agência Senado
Um dos caminhos para a Venezuela chegar a Guiana é pela tríplice fronteira com o Brasil no estado de Roraima

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou nesta segunda-feira (11) que as Forças Armadas não vão permitir “em hipótese nenhuma” que o exército venezuelano entre em território brasileiro para chegar até a  Guiana .

De acordo com o ministro, outra hipótese avaliada pela Defesa seria a de uma invasão marítima, mas que é dificultada pela geografia da região da Guiana Essequiba, que é composta por florestas densas.

“Eles só chegarão pela Guiana se passassem pelo território brasileiro, e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, afirmou José Múcio.

O governo brasileiro que impedir o que o território brasileiro seja usado como passagem em uma tentativa da Venezuela de invadir a Guiana.  Além de Maduro precisar lidar com os militares brasileiros na região,  o a geografia do território de Roraima, na tríplice fronteira, torna mais complicado o acesso, uma vez que há cadeias de montanhas. 

O ministro reinterou que o Brasil não irá se envolver em um eventual conflito. Ele justificou que o reforço de veículos do Exército para a região já era algo planejado pelo governo federal , mas que foi acelerado para evitar “qualquer problema” na tensão diplomática que existe na região.