Nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos
divulgou que localizou destroços
na área de busca do submarino Titan
, que desapareceu no último domingo (18). A descoberta foi feita por meio de sondas de busca, que encontrou os vestígios perto da carcaça do navio afundado, Titanic
.
Segundo a Guarda Costeira : "Um campo de destroços foi descoberto dentro da área de busca por um ROV perto do Titanic. Especialistas do comando unificado estão avaliando as informações”. Até o momento, as autoridades não confirmaram se a descoberta está relacionada com o submersível da OceanGate .
Na manhã desta quinta-feira, a estimativa de reserva de oxigênio do submarino foi esgotada por completo. O Titan possui cerca de 40 horas de oxigênio reserva, disse o capitão do Primeiro Distrito da Guarda Costeira Jamie Frederick, na última terça-feira (20).
As buscas pela embarcação continuam. O Titan possuía uma tripulação formada por cinco pessoas: o empresário britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e o filho Sulaiman Dawood, e o CEO da OceanGate Stockton Rush.
A expedição começou na manhã de domingo, a 740 quilômetros do local onde a carcaça do Titanic se encontra . Após cerca de 1 hora e 45 minutos, o submersível teria perdido o contato com o navio de apoio.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos e do Canadá se juntaram para fazer uma força tarefa para encontrar o submersível . Foram utilizados 10 navios e aeronaves para a procura, investigando tanto a superfície, quanto as profundezas.
As equipes utilizaram de sonares, drones aquáticos e equipamentos de procura no fundo do mar, com um deles localizando os destroços . É esperado que a Guarda Costeira confirme se o que foi encontrado realmente se trata do submarino .