Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a situação assustadora de um rio localizado perto da cidade de Menindee, na Austrália, onde milhões de peixes mortos estão bloqueando parte do tráfego fluvial na região.
O Rio Darling está situado na cidade remota do sertão australiano, e as imagens compartilhadas por internautas mostram barcos abrindo caminho em meio a um mar de peixes que cobre boa parte da extensão do rio.
As informações do governo do governo regional de Nova Gales do Sul dão conta de que inundações recentes levaram uma grande quantidade de material orgânico ao rio, o que contribui para um fenômeno chamado de água hipóxica, que é quando ela fica com baixa concentração de oxigênio.
"Baixos níveis de oxigênio dissolvido em rios e riachos internos podem levar ao estresse e à morte de peixes nativos e outros animais aquáticos", informa o Departamento de Planejamento e Meio Ambiente da Austrália. "A mortandade de peixes pode ser bastante localizada em torno de áreas onde os níveis de oxigênio foram esgotados."
A água quente contribui para a mortalidade dos peixes diantes desta situação, já que em altas temperaturas a água tem menor concentração de O2 do que em baixas temperaturas. Além disso, os peixes precisam de mais oxigênio em temperaturas mais elevadas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.