Ministro da Defesa da Ucrânia ressaltou a importância da colaboração europeia no combate contra os russos
Divulgação/Ministry of Defence of Ukraine
Ministro da Defesa da Ucrânia ressaltou a importância da colaboração europeia no combate contra os russos

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, agradeceu a Itália e a França neste sábado (4) pelo acordo que possibilitará o envio dos sistemas de defesa aérea Samp-T para as forças armadas do país.

"Estou muito grato aos meus colegas Sebastien Lecornu e Guido Crosetto que decidiram enviar os sistemas. Nos ajudarão a salvar milhares de vidas dos ataques terroristas russos. Passo depois de passo, fecharemos o céu sobre a Ucrânia", afirmou.

Segundo uma nota divulgada pelo Ministério de Defesa da Itália nesta sexta-feira (3), após conversa entre Crosetto e Lecornu, os dois países concordaram em enviar os equipamentos militares "na primavera de 2023", ou seja, entre março e junho deste ano. A ideia é que o Samp-T ajude Kiev a "defender-se dos ataques dos drones, mísseis e aviões russos".

O comunicado ainda aponta que o fornecimento, que precisa ser apresentado pelo governo italiano ao Parlamento para trâmites burocráticos, visa proteger a população e a infraestrutura civil dos ataques aéreos russos.

Além da entrega do Samp-T, a Ucrânia anunciou a compra de um sistema de radar feito pelos franceses e que será enviado junto com o aparato militar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!