Vladimir Putin, presidente da Rússia
Sergei Ilyin / Kremlin Pool
Vladimir Putin, presidente da Rússia

Nesta quarta-feira (04), o presidente da Rússia , Vladimir  Putin, enviou uma fragata armada com  mísseis hipersônicos Zircon ao Oceano  Atlântico . A medida visa mostrar aos países do Ocidente que a  Rússia não desistirá do conflito travado contra a  Ucrânia .

A informação foi dada em videoconferência do presidente junto com o ministro da Defesa da Rússia , Sergei Shoigu, do comandante da fragata "Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov", Igor Krokhmal.


O modelo de armas  hipersônicas tem sido o objetivo tanto da  Rússia , quanto de países como Estados Unidos e China. Tal armamento possui uma grande vantagem contra o adversário, por conta da velocidade que alcança e a capacidade de manobras.

Durante a videoconferência,  Putin  disse que "desta vez, o navio está equipado com o mais recente sistema de mísseis hipersônicos , ‘Zircon'", reforçando que tal armamento "protegerá a Rússia de forma confiável ante possíveis ameaças externas."

O mandatário ainda reforçou que tal tecnologia não existe igual "em nenhum país do mundo”. Vale ressaltar que a  Rússia  já vem usando mísseis hipersônicos Kinzhal (Dagger) na Ucrânia.

O país enxerga nas armas  hipersônicas como uma maneira de driblar as defesas antimísseis, que cada vez mais estão ficando sofisticadas nos Estados Unidos. 

Sobre a viagem que a fragata tem traçado, Shoigu explicou que ela passará nos Oceanos Atlântico e Índico, além de passar pelo Mar Mediterrâneo. Segundo Sergei, a viagem tem como objetivo manter "a paz e a estabilidade regional em conjunto com os países amigos" da  Rússia , combatendo as ameaças deferidas ao país de  Putin .

Ele ainda explicou o poder de ataque que os mísseis hipersônicos  da "Zircons" tem, tanto em mar quanto em terra.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!