Guerra, doenças e protestos: relembre o que aconteceu no mundo em 2022

Eventos de maior repercussão internacional vão desde erupção de vulcão até queda de avião e aumento de tensão entre países

Erupção em Tonga

Em 15 de janeiro, a erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga causou um tsunami na ilha de Tonga, no Oceano Pacífico. O som emitido foi o mais alto já ouvido no planeta em 139 anos, superando a explosão de outro vulcão, o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Após a erupção, a ilha ficou incomunicável por mais de um mês, já que o cabo submarino que transmitia sinais de telecomunicações foi destruído. Ao menos cinco pessoas morreram.

Reprodução / BBC News

Menino que caiu em poço no Marrocos

O menino Rayan Oram, de 5 anos, morreu após passar cinco dias preso em um poço de 32 metros de profundidade no Marrocos. A operação de resgate do garoto teve repercussão internacional. Apesar dos esforços de socorristas, ele foi retirado já sem vida do buraco. Rayan foi encaminhado ao hospital na tentativa de ser reanimado, mas não resistiu.

Reprodução

Início da guerra na Ucrânia

Na manhã do dia 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o que chamou de "operação militar especial" na região de Donbas, no leste da Ucrânia, dizendo não querer a "ocupação" do país, mas sua "desmilitarização". Pouco depois do anúncio, surgiram relatos de ataques a várias cidades ucranianas — incluindo a capital, Kiev —, que amanheceram ao som de sirenes de alerta. Após meses de tensão entre as nações, o avanço deu início ao conflito, que está prestes a completar 10 meses.

U.S. Embassy Kyiv Ukraine - 26.07.2022

Queda de avião na China

A queda de um Boeing 737-800 com 132 pessoas a bordo na China teve repercussão internacional pelo mistério em torno do episódio e pela forma que ele caiu, em uma posição quase vertical, em março. Após meses de investigação, dados da caixa-preta indicaram que que houve um comando intencional de dentro da cabine que ocasionou a queda, mas o caso segue em investigação. Todos os tripulantes e passageiros morreram.

Reprodução

Varíola dos macacos (monkeypox)

O diagnóstico do primeiro infectado pela monkeypox no Brasil se deu em junho e a primeira morte, no final do mês seguinte. A doença foi registrada em humanos pela primeira vez na República Democrática do Congo, em 1970. Casos isolados surgiram em outros países africanos. Em 2003, uma infecção foi identificada nos EUA, e, em 2018, duas no Reino Unido e Israel. Há quatro anos, nenhum caso era registrado fora do continente africano, mas em 2022, o número de diagnósticos cresceu pelo mundo.

Divulgação - 17.08.2022

Terremoto no Afeganistão

Em junho, um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o sudeste do Afeganistão, deixando centenas de mortos no país. À época, mais de mil pessoas morreram e outras ​​1,5 mil ficaram feridas. De acordo com autoridades locais, mesquitas, lojas e casas foram destruídas com os tremores.

Reprodução%3A Facebook / Bakhtar News Agency

Jubileu de Platina

Em comemoração aos 70 anos de coroação da rainha Elizabeth II, uma série de eventos tomaram conta de todo o Reino Unido em 2 de junho. Milhares de pessoas participaram das celebrações, que contaram com, dentre outras atividades, passeatas, saudações à monarca, desfile militar. Aos 96 anos, Elizabeth II foi a primeira monarca a comemorar um Jubileu de Platina, mas, no evento, ela já começou a demonstrar dificuldade na mobilidade e acabou não participado de alguns dos compromissos.

Andrew Parsons / No 10 Downing Street - 05/06/2022

Onda de calor na Europa

Recordes de temperatura, incêndios e mortes na Europa foram registrados no mês de julho após o continente passar por uma onda de calor extrema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o episódio deste ano deixou ao menos 15 mil mortos e o número ainda pode ser maior, conforme a entidade.

Reprodução%3A Redes Sociais

Ex-premiê do Japão é assassinado

Durante ato de campanha no início de julho, o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe, de 67 anos, foi assassinado a tiros na cidade de Nara, no oeste do país. O único suspeito do ataque, identificado como Tetsuya Yamagami, de 41 anos, teria usado uma arma artesanal no atentado. Ele foi detido em flagrante pelos oficiais e é investigado por tentativa de homicídio.

Reprodução / Twitter - 08.07.2022

Vírus Marburg volta a causar mortes na África

Países do continente africano voltaram a registrar mortes em decorrência da Marburg, doença altamente infecciosa da mesma família do vírus causador do Ebola, em julho. No mês seguinte, a morte de uma criança foi confirmada pela OMS em Gana, onde foi decretado surto da doença.

Reprodução/NIAD

Tensão com ida de Nancy Pelosi a Taiwan

A visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan em agosto aumentou a tensão entre os norte-americanos e a China — que não reconhece a ilha como um Estado e busca ampliar sua influência sobre o território. A viagem foi mantida em sigilo por semanas e o governo chinês já havia dito anteriormente que uma possível visita dos EUA ao local seria considerada uma "provocação", além de ter prometido "ações militares seletivas" contra Taiwan.

Divulgação/Nancy Pelosi

Morte da rainha Elizabeth II

Em 8 de setembro, morreu a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, em Balmoral, na Escócia. Com o reinado mais longo da história, a monarca vinha dando sinais de fragilidade nos últimos meses. Charles Philip Arthur George, seu filho mais velho, assumiu o trono britânico após o ocorrido, tornando-se rei Charles III. Naquele mês, uma série de eventos tomou conta da Escócia e do Reino Unido para homenagear Elizabeth II.

HM Armed Forces - 13.09.2022

Protestos no Irã

Protestos tomam conta das ruas do Irã desde 16 de setembro, após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa pela polícia da moralidade após violar o código de vestimenta da República Islâmica e não usar o véu de "maneira correta". Ela morreu durante sua detenção. Organizações de direitos humanos vêm denunciando a violência e repressão das autoridades contra manifestantes no país.

Reprodução/Twitter

Mísseis da Coreia do Norte

Ao longo do ano, lançamentos de mísseis da Coreia do Norte fez crescer a tensão com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, principalmente. Ao mesmo tempo, a preocupação de um possível ataque nuclear por parte de Kim Jong-un também aumenta, que já disse estar preparado para uma "uma guerra real".

Divulgação/Rodong Sinmun

Mortes em festa de Halloween na Coreia

Em uma festa de Halloween em Seul, na Coreia do Sul, 156 pessoas morreram durante a aglomeração. A maioria morreu após sofrer uma parada cardíaca, e as demais, morreram esmagadas em uma celebração de rua no bairro de Itaewon, que contou com mais de 100 mil pessoas na noite de 29 de outubro. Outras 198 ficaram feridas. Oficiais de polícia são investigados por suposta omissão no caso para que os responsáveis sejam punidos.

Reprodução / Record TV - 29.10.2022

Protestos Covid Zero na China

Protestos tomaram conta da China em novembro e dezembro devido às rígidas medidas de isolamento e lockdown impostas pelo governo com a política de "covid zero". Apesar do aumento de casos da doença no país, manifestantes exigem flexibilização das regras. Nas últimas semanas, várias cidades registraram forte presença policial, e algumas manifestações foram reprimidas ou nem chegaram a ocorrer.

Reprodução%3A BBC News Brasil

Impeachment e prisão do ex-presidente do Peru

Após tentar fechar o Congresso e declarar "estado de emergência" em todo o território, o ex-presidente do Peru Pedro Castillo foi deposto e preso no dia 7 de dezembro. Após cerimônia no mesmo dia — pouco mais de duas horas depois da votação do Congresso que afastou Castillo —, a vice, Dina Boluarte, assumiu como a nova presidente do país.

PR/Peru - 05.12.2022