Dois outros líderes do grupo morreram neste ano, sendo um em fevereiro e outro em julho
Reprodução/YouTube 12.7.2022
Dois outros líderes do grupo morreram neste ano, sendo um em fevereiro e outro em julho

Estado Islâmico anunciou , nesta quarta-feira (30), que o líder   iraquiano Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi foi morto . A mensagem veio do porta-voz do grupo jihadista através de um áudio no  Telegram . Nele, é dito que o  líder morreu  "enquanto lutava contra os inimigos de Deus".

Neste mesmo áudio, é informado que um novo "califa dos muçulmanos" havia sido nomeado. Abu al-Hussein al-Husseini al-Qurashi assume o lugar de  liderança  do grupo.

O porta-voz não informa qual a causa exata da  morte do líder , se ela foi algo pessoal a  Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, ou se teria sido causada por ataques contra  Estado Islâmico .


Morte de líderes

Neste ano, outros dois  líderes do grupo foram mortos . Em fevereiro,  Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi foi um dos alvos dos Estados Unidos, que proveu um ataque na Síria. Já em julho,  Maher al-Agal foi  morto por um ataque aéreo também orquestrado pelos Estados Unidos.

O grupo tem adotado uma nova estratégia após o enfraquecimento. O  Estado Islâmico tem se reorganizado internamente para tentar se fortalecer, e desde o início do ano, foi ressurgindo na Síria. Isso levou aos Estados Unidos promover ataques ordenados contra a  liderança  do grupo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!