Papa Francisco
Reprodução/ANSA - 29.06.2022
Papa Francisco

O chefe da Igreja  Católica , Papa Francisco , fez uma declaração, considerado  racista , sobre a atuação da  Rússia  na guerra contra a  Ucrânia . Segundo a fala do pontífice em entrevista à revista  jesuíta America , os soldados que não são cristãos que estão a serviço da  Rússia  são mais cruéis em combate do que os seguidores da religião ortodoxa.

"De forma geral, os mais cruéis são talvez aqueles que são da Rússia , mas não da tradição russa , como tchetchenos, buriatos e assim por diante", afirmou Francisco , o qual é um  jesuíta . A Tchetchênia possuí uma população majoritariamente muçulmana, como aponta o próprio governo local, um dos mais agressivos aliados ada  Rússia de Putin.


Outro povo citado pelo  Papa são os da região da Buriácia, república siberiana em que cerca de 20% da população são adeptos ao budismo tibetanos, além de uma parte ser seguidores de crenças xamanistas tradicionais dos mongóis. 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, declarou em publicação feita no Telegram que a fala de  Papa Francisco ultrapassou os limites da "russofobia", sendo uma "perversão em um nível que não se sabe nomear". Ela ainda completa dizendo que tais nações são "uma só família".

Ao analisarmos a  Rússia , podemos ver um caráter mais eslavo e ortodoxo na parte localizada na Europa. Entretanto, olhando para os 95 entes federais, cerca de 40% do país são seguidores da religião ortodoxa , contra 6,5% de muçulmanos e 6,5% de  cristão , correspondendo as principais minorias. 

Não é a primeira vez que o  Papa criticou a ação  russa sobre a  Ucrânia . Em agosto, o pontífice já havia rezado para o país  ao fim da tradicional cerimônia do Angelus. Na ocasião, ele disse: "quero chamar atenção sobre a grave crise humanitária que atinge a Somália e algumas zonas dos países limítrofes. As populações dessas regiões, que já vivem em condições muito precárias, estão agora em perigo mortal por causa da seca. Desejo que a solidariedade internacional possa responder eficazmente a tal emergência". 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!