Xi Jinping , presidente da China , teve uma conversa em tom de cobrança com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá . O diálogo aconteceu durante a cúpula do G20 , que acontece em Bali, na Indonésia.
Os dois líderes tinham realizado uma reunião privada bilateral anteriormente, contudo, as informações que foram trocadas no encontro formal foram rapidamente passadas à imprensa canadense.
Por conta disso, Xi abordou o chefe canadense para demosntrar a sua insatisfação com a maneira como ele tinha conduzido os momentos posteriores à reunião.
"Tudo o que falamos vazou (para imprensa). Isso não é apropriado, não é assim que nós atuamos. Se você for honesto, devemos nos comunicar com respeito mútuo", pontuou o líder chinês.
"Acreditamos no diálogo livre, aberto e franco e é isso que continuaremos a ter. Continuaremos a procurar trabalhar construtivamente juntos, mas haverá coisas em que discordaremos", respondeu Trudeau.
Ele, então, foi interrompido por Xi, que disse "vamos criar as condições primeiro". Os dois deram um aperto de mão e enceraram essa breve conversa.
O primeiro-ministro canadense conversou com a imprensa após o presidente da China demonstrar a sua insatisfação nos corredores da cúpula do G20.
"Não vou deixar de ser franco com os canadenses, mesmo quando discutimos assuntos importantes e às vezes delicados", afirmou Trudeau .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.