A princesa
da Noruega
, Martha Louise
, renunciou
das atividades oficiais reais nesta terça-feira (8). O motivo é a decisão de Louise
em se concentrar nos negócios que possui em medicina alternativa
, junto ao companheiro e noivo, o xamã
Durek Verrett.
A princesa possui um relacionamento com Durek, que é um popular guru espiritual em Hollywood. A notícia da relação dos dois virou um alvoroço na Noruega , após o xamã de "sexta geração" sugerir no livro "Spirit Hacking" que o câncer é uma opção. Além desta polêmica, Durek vem vendendo um medalhão chamado "Spirit Optimizer", que segundo ele o ajudou a superar a Covid-19.
O comunicado feito pelo Palácio afirma que com a renúncia da princesa , ela "não representará a Casa Real a partir de agora". O rei Haroldo V ainda disse que "concordavam em não concordar" com a decisão.
Esta não é a primeira renúncia de Martha . Em 2002 ela já havia deixado de lado o título de "Alteza Real" e prometeu, em 2019, que não usaria o status de princesa para fins lucrativos. O casal abandona qualquer associação a família real em todos os âmbitos sociais.
Popularidade da Família Real
Recentemente, uma pesquisa apontou que em setembro, cerca de 17% dos noruegueses possuem uma opinião pior sobre o papel da Família Real, que normalmente eram bem aceitos pela população. Entretanto, a maioria dos que mudaram de opinião citam a princesa e o xamã como um dos motivos.
Medicina alternativa
Para o Palácio, a dissociação da princesa com a Casa Real tem como objetivo "traçar uma linha divisória que separe mais claramente a atividade comercial (da princesa ) da Casa Real da Noruega ". Eles acrescentam que mesmo com as vertentes seguidas por Martha e o noivo em relação à saúde, a Família Real possui "grande confiança no serviço de saúde norueguês e nas autoridades sanitárias", que é estabelecido pelo "conhecimento médico [e pelas] pesquisas científicas".
Martha Louise
diz entender a importância das pesquisas pautadas na ciência, mas que também acredita "que existem componentes de uma boa vida e forte saúde física e mental que podem não ser tão facilmente resumidos em um relatório de pesquisa". Ela indicou que atividades como ioga, espiritualidade, meditação, acupuntura e o manuseio de cristais podem ser complementos importantes para a saúde.