A Rússia saiu em março do Conselho Europeu, em decorrência da guerra contra a Ucrânia
Sergei Ilyin / Kremlin Pool
A Rússia saiu em março do Conselho Europeu, em decorrência da guerra contra a Ucrânia

O presidente do  Conselho Europeu , Charles Michel, fez uma reunião nesta quinta-feira (27) com os presidentes das nações que compõem a Ásia Central . A visita ocorreu em Astana, e tinha como objetivo nortear tais países, que tinham a  Rússia como principal ponto de influência.

Charles Michel disse aos líderes das ex repúblicas  soviéticas  ( Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão ) , que a  União Europeia (UE)  pretende mandar uma mensagem de "forte compromisso com a região".


A UE visa o desenvolvimento de infraestrutura de transporte, além de ter interesse em colocar a região  como sócia. O território é rico em hidrocarbonetos, e é uma boa parceria neste momento de crise energética  causada pela dependência russa.

Michel completou que a visita foi uma prova do interesse mútuo, sendo um novo passo entre as relações traçadas pela  União Europeia  com as nações da Ásia Central

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!