Giorgia Meloni liderou uma aliança dos partidos conservadores nas eleições de 25 de setembro
Reprodução Redes Sociais
Giorgia Meloni liderou uma aliança dos partidos conservadores nas eleições de 25 de setembro

A líder dos nacionalistas Irmãos da Itália , Giorgia Meloni , aceitou o convite do presidente Sérgio Mattarella para formar o novo  governo do país. A informação foi confirmada por uma autoridade presidencial nesta sexta-feira (21).

Com isso, Meloni  será a primeira mulher a ocupar o cargo de  premiê do país. Ela quer instaurar o governo mais à direita desde o final da Segunda Guerra Mundial.

A aliança Irmãos da Itália é formada pelos partidos conservadores e foi vitoriosa nas  eleições de 25 de setembro.

A autoridade presidencial, Ugo Zampetti, confirmou aos repórteres que Meloni esteve com Mattarella no Palácio Quirinale, e que " Giorgia aceitou o mandato e apresentou sua lista de ministros".


Com a escolha de Giorgia , a nova formação do governo toma posse formalmente neste sábado (22), e inicia o período para o voto de confiança nos dois Parlamentos, necessário para efetivação do empossamento da nova gestão.

O novo governo substituirá uma política calcada na unidade nacional, ao qual o comando era do ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi . Como uma das últimas atividades, o então primeiro-ministro esteve presente na cúpula da União Europeia em Bruxelas.

Mario Draghi passou por alguns desafios, que incluem uma recessão iminente, alta nas contas de energia e como portar uma frente unida perante a guerra da Rússia e Ucrânia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!