Na manhã desta sexta-feira (16), o governo do Reino Unido interrompeu o acesso à fila para a população ver o caixão da rainha Elizabeth II . A medida foi implementada às 9h50 (5h50 no horário de Brasília).
O governo estimou o tempo de espera para chegar até o caixão da monarca : aproximadamente 14 horas.
No Twitter, o Departamento de Cultura britânico pediu às pessoas para não tentarem entrar na fila até a reabertura, prevista para às 16h (12h no horário de Brasília).
“Lamentamos qualquer inconveniente. Por favor, não tente entrar na fila até que ela seja reaberta”, diz a publicação.
HER MAJESTY THE QUEEN'S LYING-IN-STATE QUEUE UPDATE, 09:50 AM, 16 Sept
Southwark Park has reached capacity. Entry will be paused for at least 6 hours. We are sorry for any inconvenience.
Please do not attempt to join the queue until it re-opens.
Check back for further updates pic.twitter.com/XMpyhOrme7— Department for Digital, Culture, Media and Sport (@DCMS) September 16, 2022
Em outra publicação, o departamento afirmou que a fila preferencial também atingiu a capacidade máxima às 8h13 (4h13 no horário de Brasília) desta sexta (16).
O acesso ao ponto de partida da fila é em Southwark Park, há 2,6 km de Westminster Hall, sede do Parlamento britânico, e local onde o caixão da monarca está exposto para o público prestar suas homenagens à rainha. A espera se estende por 8 quilômetros.
No entanto, apesar do anúncio, alguns portões ainda estavam abertos e as pessoas continuaram a entrar em Southwark Park. Segundo o jornal The Guardian, a entrada oeste do parque foi fechada às 12h05 (8h05 no horário de Brasília).
A expectativa é que na noite desta sexta (16) e na noite de sábado (17) haja outra interrupção no fluxo de pessoas que passam pelo Westminster Hall, momentos em que a família real estará em vigília.
Na tarde de hoje, o rei Charles III, a princesa Anne e os príncipes Edward e Andrew ficarão nos 4 cantos do caixão para uma vigília de 15 minutos. No sábado (17), serão os netos da monarca que farão a vigília.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.