Fernando Andre Sabag Montiel, o homem que tentou atirar em Cristina Kirchner
Reprodução
Fernando Andre Sabag Montiel, o homem que tentou atirar em Cristina Kirchner

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta segunda-feira (12) que trocas de mensagens entre o brasileiro Fernando Sabag Montiel e sua namorada Brenda Uliarte, ambos acusados pelo ataque contra a vice-presidente Cristina Kirchner , apontam que ele era o próximo alvo do casal.

Segundo declaração dada durante entrevista ao canal espanhol Telecinco, no "El programa de Ana Rosa", Montiel e Uliarte planejaram assassinar Kirchner, além de conversarem que o chefe de Estado argentino seria a próxima vítima.

"Conhecemos as conversas dos culpados. E falavam do atentado falido contra Cristina e falavam que o próximo seria eu", declarou Fernández.
O ataque fracassado contra Cristina ocorreu no dia 1º de setembro, na frente do prédio em que mora em Buenos Aires. Na ocasião, ela falava com apoiadores quando o brasileiro fez dois disparos à queima-roupa contra o rosto da vice- presidente . A arma, porém, falhou.

De acordo com o líder da Argentina , o brasileiro "não tem nenhuma alteração em suas faculdades mentais e compreende perfeitamente a criminalidade de seu ato". Montiel, inclusive, "se moveu livremente planejando suas ações, então ele não é louco".

"Pode ser uma pessoa zangada com a democracia, mas, uma pessoa zangada com a democracia não pode reagir desta forma", acrescentou.
Hoje, o Departamento de Justiça juntou aos documentos do atentado um vídeo em que se vê Montiel manusear uma arma com a qual simula um tiro. Uma testemunha também o compromete substancialmente, segundo relatos da imprensa.

As imagens do vídeo, de acordo com as autoridades, mostram que o agressor da ex-presidente sabia usar a pistola com a qual realizou o ataque, principalmente porque Montiel aciona o controle deslizante e aperta o gatilho.

As gravações "foram obtidas do cartão de memória de seu celular pelos especialistas da Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA)".
Os informantes também explicaram que a juíza federal que investiga o caso, María Eugenia Capuchetti, "está trabalhando na acusação" do brasileiro e de sua namorada, Brenda Uliarte, pela tentativa de assassinato da vice-presidente.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!