O Palácio de Buckingham anunciou, nesta sexta-feira (9), que o Rei Charles III será proclamado no Conselho de Adesão às 10h deste sábado (10), nos State Apartments of St James's Palace, em Londres.
Em comunicado oficial, Buckingham disse que o Conselho de Adesão será dividido em duas partes.
"Na Parte I, o Conselho Privado, sem a presença do Rei, proclamará o Soberano e aprovará formalmente várias Ordens consequentes, incluindo os arranjos para a Proclamação."
"Parte II, é a realização do primeiro Conselho Privado do Rei de Sua Majestade. O Rei fará sua Declaração e lerá e assinará um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia e aprovar Ordens no Conselho que facilitem a continuidade do governo."
Ainda de acordo com a nota, o evento será será seguido pela Proclamação Principal que "será lida às 11:00 da varanda com vista para o Friary Court no Palácio de St. Armas e os Sargentos de Armas. Esta é a primeira leitura pública da Proclamação."
Nesta sexta, Charles deixou o Castelo de Balmoral, na Escócia, com destino a Londres, onde iniciará seus compromissos como chefe de Estado.
A viagem acontece um dia após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Segundo a BBC, Charles deve chegar à capital inglesa nos próximos minutos.
O primeiro compromisso oficial do monarca deve ser uma reunião com a recém-empossada premiê Liz Truss. O encontro faz parte do protocolo da operação London Bridge e tem como um dos objetivos o planejamento do funeral de Elizabeth II.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.