A Rússia "levou a Ucrânia e o resto da Europa à beira de um desastre nuclear", declarou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta quinta-feira (25), em sua habitual mensagem noturna, segundo a imprensa local.
"A Ucrânia está fazendo todo o possível para evitar uma catástrofe na usina de Zaporizhzhia", enfatizou o presidente ucraniano.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , e Zelensky, fizeram um apelo para que a Rússia devolva o controle total da usina nuclear de Zaporizhzhya em Kiev e que a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) tenha acesso ao local, informou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre nesta quinta-feira.
De acordo com o vice-porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Vedant Patel, "a eletricidade que a usina nuclear de Zaporizhzhia produz pertence à Ucrânia e qualquer tentativa de desconectar a usina da rede elétrica ucraniana e redirecioná-la para áreas ocupadas é inaceitável".
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.