Julian Assange
Wikimedia Commons
Julian Assange

Os advogados norte-americanos do fundador do WikiLeaks, Julian Assange , anunciaram nesta segunda-feira (15) que entraram com uma ação contra a Agência Central de Inteligência (CIA) e seu ex-diretor Mike Pompeo acusando-os de espionagem.

Segundo os representantes legais, a agência copiou conversas particulares do australiano em seus celulares e seu computador durante a época em que Assange estava asilado na embaixada do Equador em Londres. Por isso, acusam a CIA e Pompeo de violarem o direito constitucional à proteção de conversas privadas e pessoais.

A acusação se baseia em denúncias de que os EUA, por meio de uma empresa de segurança, teriam espionado tanto as comunicações eletrônicas como as visitas que Assange recebia no local.

Em junho deste ano, o Reino Unido assinou a ordem de extradição do fundador do Wikileaks para os Estados Unidos, onde ele é acusado de 18 crimes, incluindo o vazamento de documentos secretos sobre crimes cometidos por tropas norte-americanas nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

O WikiLeaks tornou-se conhecido globalmente após divulgar, em 2010, um vídeo do ataque realizado por helicópteros Apache americanos três anos antes em Bagdá, que deixou mais de 10 mortos. Os números exatos variam entre 12 e 18 vítimas, mas entre eles havia dois funcionários da agência de notícia Reuters.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!