Mafioso Rocco Morabito, preso no Brasil em 2021, foi extraditado para Itália
Reprodução/Interpol - 06.07.2022
Mafioso Rocco Morabito, preso no Brasil em 2021, foi extraditado para Itália

Rocco Morabito, o chamado "rei da cocaína" e considerado um dos chefes da temida máfia 'Ndrangheta , com tentáculos em toda a América Latina, chegou à Itália nesta quarta-feira após ser extraditado pelo Brasil, anunciaram a Interpol, que divulgou um vídeo do embarque dele, e as autoridades italianas.

Com relações fluidas com organizações criminosas latino-americanas, Rocco Morabito, 56 anos, procurado desde 1995 pela justiça italiana por associação ilícita e tráfico de drogas, foi preso em maio de 2021 no Brasil.

Morabito chegou escoltado por agentes da polícia italiana ao aeroporto de Roma-Ciampino e transferido para uma prisão.

Condenado à revelia a 28 anos de prisão, pena que depois foi estendida para 30 anos, ele foi preso junto com outro membro da 'Ndrangheta, Vincenzo Pasquino, originário de Turim.

Ele era "um dos fugitivos mais procurados do mundo", disse a Interpol em um comunicado à imprensa.

Sua extradição "envia uma mensagem forte: mostra que nossa rede policial é mais poderosa do que a rede criminosa criada por grupos mafiosos", disse Giovanni Bombardieri, promotor que trabalha contra a máfia em Reggio Calabria.

Morabito havia sido preso em um hotel em Montevidéu, Uruguai, em 2017, depois de residir 13 anos com outra identidade no balneário uruguaio de Punta del Este.

A justiça uruguaia aprovou sua extradição para a Itália em 2018, mas em junho de 2019 protagonizou uma notória fuga do telhado do Presídio Central de Montevidéu junto com outros três estrangeiros, e ficou foragido até ser preso em 2021 em João Pessoa, um cidade localizada no nordeste do Brasil.

Ele é acusado de ter introduzido na Itália cerca de 592 quilos de cocaína em 1992 e 630 quilos em 1993.

Rocco Morabito havia evitado sua prisão em 1994 em Milão, onde foi apelidado de "rei da cocaína" por dirigir a distribuição da droga na Europa a partir daquela cidade.

Originário de uma cidade da Calábria, foi um dos líderes mais importantes do clã "Africo Nuovo".


Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!