Ucrânia denuncia Rússia por violações dos direitos humanos
Ansa
Ucrânia denuncia Rússia por violações dos direitos humanos

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) anunciou que a  Ucrânia entrou com uma acusação formal de múltiplas violações contra a Rússia. Até agora, o TEDH só havia recebido pedidos de Kiev para “medidas provisórias”, reservadas para situações de emergência.

“Em 23 de junho de 2022, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos recebeu um pedido formalmente concluído neste caso”, que diz respeito “às alegações do governo ucraniano de violações em massa e flagrantes dos direitos humanos cometidos pela Federação da Rússia nas suas operações militares no território da Ucrânia, desde 24 de fevereiro de 2022″, anunciou o TEDH, braço judicial do Conselho da Europa.

Moscou continua vinculada às decisões do TEDH, para todas as ações cometidas até meados de setembro, mesmo que a Rússia tenha sido expulsa do Conselho da Europa em meados de março.

No entanto, o procedimento iniciado por Kiev pode não ter grande efeito, já que Moscou decidiu, no início de junho, não aplicar as decisões do TEDH.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!