Ataque na escola primária Robb na cidade de Uvalde, no Texas, deixou 21 pessoas mortas, sendo 19 alunos e duas professoras.
Reprodução/Rede Globo - 25.05.2022
Ataque na escola primária Robb na cidade de Uvalde, no Texas, deixou 21 pessoas mortas, sendo 19 alunos e duas professoras.

Os alunos Xavier Lopez, José Flores Jr. e Uziyah Garcia, e as professoras Irma Garcia e Eva Mireles, vítimas do atirador matou que matou pelo menos 21 pessoas na terça-feira, em uma única sala de aula na Robb Elementary School, no Texas, têm algo em comum: todos têm sobrenomes latinos.

A Robb Elementary, uma escola primária na pequena cidade de Uvalde, conta com 535 alunos que estudam da segunda à quarta série no ano letivo de 2020-21, de acordo com dados estaduais. Destes, cerca de 90% são latinos e cerca de 81% são considerados pobres, segundo os dados. A próxima quinta-feira era o último dia de aula antes das férias de verão.

A cidade, de maioria latina, tem cerca de 16 mil habitantes e fica localizada na região sul do Texas, a cerca de 100 quilômetros da fronteira com o México. O próprio atirador, identificado como Salvador Ramos, de 18 anos e morto por policiais, tinha origem latina. Ele era morador da cidade e estudou no ensino médio em uma instituição próxima ao local.

O ataque foi o oitavo em 13 anos no Texas, onde o governo estadual, dominado pelos republicanos, vêm relaxando ao longo dos anos as leis sobre armas. A última legislação nesse sentido, aprovada em setembro do ano passado, permite que a maioria dos cidadãos que possuem legalmente uma arma de fogo a carreguem abertamente em público – sem necessidade de obter uma licença ou realização de treinamento.

A polêmica lei, sancionada pelo governador republicano Greg Abbott, foi criticada por especialistas que alertam para as dificuldades de controle do aumento da violência armada no estado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!