Sandy Hook, Columbine e Santa Fé: Relembre ataques a tiros em escolas dos EUA

Assassinato de 21 pessoas em escola de Uvalde, no Texas, remonta histórico de tragédias em instituições primárias e de ensino médio no país

Ataque a tiros em escola do Texas

A morte de 19 crianças e dois adultos após um ataque a tiros na escola primária Robb na cidade de Uvalde, no Texas, nesta terça-feira, é mais uma tragédia somada ao triste histórico dos Estados Unidos. O ataque mais mortal numa escola do país ocorreu em Sandy Hook, em dezembro de 2012, quando 26 pessoas foram assassinadas, 20 delas menores de idade, mas antes e depois dessa data comunidades escolares já registraram episódios de violência parecidos em Columbine, Santa Fé, Parkland, entre outros.

Reprodução/Rede Globo - 25.05.2022

Santa Clarita, Califórnia, 14 de novembro de 2019

Nathan Berhow, completava 16 anos marcou no dia em que tirou contra estudantes de sua escola de ensino médio em Santa Clarita, Califórnia. Ele matou dois colegas de turma, Gracie Anne Muehlberger, de 15 anos, e Dominic Blackwell, de 14 anos, e feriu outros três antes de atirar contra si mesmo. Ele morreu no hospital.

Reprodução/Twitter

Santa Fé, Texas, 18 de maio de 2018

Dimitrios Pagourtzis, de 17 anos, atirou contra 20 pessoas em seu colégio do ensino médio em Santa Fé, no Texas. Ele foi preso após o ataque sem direito a fiança. Dois adultos e oito jovens morreram. Pagourtzis era vítima de bullying, mas não tinha antecedentes criminais. Na época, o governador do Texas, Greg Abbott, disse que o único sinal de perigo encontrado era uma foto no perfil do atirador no Facebook em que usava uma camiseta com a frase "Born to kill" (nascido para matar, em português).

Reprodução/CNN

Parkland, Flórida, 14 fevereiro de 2018

Nikolas Cruz, de 19 anos atirou contra estudantes do ensino médio na Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, Flórida. Ele fora expulso da instituição por indisciplina. Ao todo, 17 pessoas morreram, a maioria adolescentes. O atirador foi preso.

Reprodução / TV Globo

Benton, Kentucky, 23 de janeiro de 2018

Um adolescente de 15 anos que não foi identificado atirou e matou outros dois estudantes da mesma idade na escola de ensino médio de Benton Kentucky. Outras 18 pessoas ficaram feridas.

Reprodução / TV Globo

Newtown, Connecticut, 14 de dezembro de 2012

Após atirar e matar a mãe, Adam Lanza, de 20 anos, assassinou 26 pessoas, incluindo vinte crianças, com idades entre 6 e 7 anos, na escola fundamental Sandy Hook. Ele se suicidou em seguida. Um relatório da polícia apontou que Lanza planejou o ataque sozinho e não discutiu seus planos com mais ninguém. O documento ressaltou que ele "tinha problemas mentais que afetavam trato com outras pessoas e a capacidade de levar uma vida comum".

Domínio Público

Columbine, Colorado, 20 de abril de 1999

Eric Harris e Dylan Klebold da Columbine High School, tinham 18 e 17 anos, respectivamente, quando invadiram a instituição fortemente armados e mataram 12 colegas e um professor antes de se suicidarem na biblioteca. A dupla havia instalado bombas na escola, que não foram detonadas.

Reprodução