Tempestades violentas que atingiram o oeste da Alemanha nesta sexta-feira mataram pelo menos um homem e feriram outras 43 pessoas. Pelo menos 10 delas sofreram machucados graves, quando um tornado atingiu várias cidades da região, afirmaram as autoridades.
O homem de 38 anos na cidade de Wittgert, no extremo oeste, morreu de ferimentos na cabeça sofridos ao cair após sofrer um choque elétrico em um porão inundado, segundo a mídia local citou a polícia.
A polícia disse que até 43 pessoas ficaram feridas em Paderborn, uma cidade de cerca de 150.000 habitantes a meio caminho entre Frankfurt e Hamburgo. O transporte ferroviário e rodoviário foi interrompido em toda a região.
"Cerca de 40 pessoas ficaram feridas na tempestade, pelo menos 10 delas gravemente. As chapas e o isolamento foram levados a quilômetros (milhas) de distância. Inúmeros telhados estão descobertos ou danificados. Muitas árvores destruíram carros", disse a polícia alemã.
Eles pediram aos moradores que ficassem em casa. O Serviço Meteorológico Alemão alertou que as tempestades devem continuar.
Os meteorologistas disseram que o clima extremo foi causado pelo ar quente vindo da África encontrando o ar relativamente mais frio que desce do norte da Europa.