Autoridades mexicanas encontraram neste sábado um "narcotúnel" que ligava a cidade de Tijuana, no México, a San Diego, nos Estados Unidos. A passagem subterrânea servia para grupos criminosos transportarem drogas, armas e dinheiro entre os dois países.
A entrada do túnel ficava dentro de uma casa no bairro Nueva Tijuana, situado nas proximidades do muro que separa dos EUA do México, a poucos metros do posto fronteiriço de Otay.
O narcotúnel tinha 300 metros de comprimento, mais de 10 metros de profundidade, e era totalmente iluminado e reforçado com vigas metálicas. A saída ficava em território americano.
Não foi identificado qual grupo criminoso utilizou o narcotúnel. Também não houve prisões. A passagem subterrânea permanece sob a proteção da polícia. O túnel foi descoberto por agentes do Ministério da Defesa Nacional (Sedena).
O embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, informou que existem mais de 200 túneis na fronteira entre os dois países que são usados pelos narcotraficantes para o transporte de drogas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo . Siga também o perfil geral do Portal iG .