John Kirby, secretário de imprensa do Pentágono, diz que integração da Finlândia à Otan será
Reprodução/Poder360 12.5.2022
John Kirby, secretário de imprensa do Pentágono, diz que integração da Finlândia à Otan será "histórica"

Nesta quinta-feira (12), frente à possibilidade da Finlândia integrar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o Pentágono se manifestou sobre a decisão do país. Em entrevista ao canal MSNBC, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que a entrada do país na aliança militar seria “histórica”.

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, e a primeira-ministra Sanna Marin divulgaram um comunicado anunciando que o paísvai pedir para participar da Otan. Os líderes pretendem finalizar “rapidamente” as medidas nacionais necessárias para pedir adesão à aliança militar. Segundo Kirby, a integração da Finlândia não será uma tarefa difícil.

Em abril, Finlândia e a Suécia concordaram em enviar os pedidos para Otan simultaneamente. Com a guerra na Ucrânia alguns países europeus estão tentando renovar suas políticas de segurança territorial, tirando as duas nações de sua posição natural de neutralidade.

De acordo com o comunicado divulgado pelas autoridades finlandesas, o país teve de ouvir o Parlamento e a população. O anúncio será oficializado no domingo (15). O governo da Suécia comunicou que deve anunciar sua decisão sobre a entrada na aliança militar no mesmo dia.

A Finlândia compartilha cerca de 1.300 km de fronteira com a Rússia. Antes da guerra na Ucrânia, ainda não havia nenhum interesse manifestado por parte do país para integrar a aliança militar a fim de evitar conflitos com o país vizinho.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou a decisão nesta quinta-feira (12). Peskov disse que “expansão da Otan não torna o continente mais estável e seguro”.

Segundo ele, a decisão da Finlândia de pedir para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte é “definitivamente” uma ameaça direta ao Kremlin. O presidente russo, Vladimir Putin, citou a potencial expansão da Otan como uma das razões para o que chama de “operação militar especial” na Ucrânia. Os ucranianos pleiteavam entrar na organização. Em março, o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse entender que o país “não poderá se juntar à Otan”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!