Explosão atinge Hotel Saratoga, no centro de Havana, Cuba
Reprodução/Redes Sociais - 06.04.2022
Explosão atinge Hotel Saratoga, no centro de Havana, Cuba

Uma forte explosão foi registrada nesta sexta-feira no Hotel Saratoga, no centro de Havana, em Cuba. No Twitter, a conta oficial da Presidência informou que, até o momento, 18 pessoas morreram e 70 foram hospitalizadas.

De acordo com Miguel Hernán Estévez, diretor do hospital Hermanos Almejeiras, 11 dos feridos estão em estado extremamente grave.

— Um menino de dois anos está sendo operado por uma fratura no crânio — relatou.

O responsável da empresa estatal Gaviota, proprietária do hotel, Roberto Calzadilla, disse que a explosão aconteceu quando "o gás estava sendo reabastecido com um cano [de um caminhão-tanque] e aparentemente foi isso que causou esse infeliz acidente".

"Não foi uma bomba ou um ataque, foi um acidente lamentável", confirmou o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, na conta oficial do governo no Twitter.

Os primeiros quatro andares do Saratoga explodiram e ficaram praticamente destruídos, cercados por montes de escombros e pedaços de vidro. Vários carros que estavam perto do local foram danificados, de acordo com a AFP. No momento da explosão, estavam no local apenas trabalhadores que faziam uma obra de reforma — o hotel estava fechado e reabriria em 10 de maio.

— Até agora, não temos informação de estrangeiros feridos ou mortos, mas é preciso esperar porque a informação ainda é muito primária — afirmou o ministro de Turismo, Juan Carlos García Granda.

Uma hora após o acidente, Díaz-Canel esteve no local e visitou o hospital Hermanos Ameijeras, para onde foram transferidos vários feridos, e o centro médico Calixto García, onde pelo menos 20 vítimas estão sendo atendidas.

Uma testemunha disse à Reuters que viu muita fumaça e chamas saindo do prédio. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma multidão nos arredores do edifício, coberto de poeira. Uma escola que fica ao lado do hotel foi evacuada às pressas. Ninguém ficou ferido.

"Alexis Acosta Silva, prefeito de Havana Velha, informou nossa equipe que todas as crianças da escola perto do Saratoga foram retiradas", informou o governo.

Construído em 1880, o Saratoga foi remodelado como hotel em 1933 e reaberto em 2005. Considerada uma das hospedagens mais luxuosas de Havana, conta com 96 quartos, piscina com vista panorâmica e uma diária em torno de US$ 280. Entre seus hóspedes famosos estão celebridades do mundo todo, como Madonna, Beyoncé , Rolling Stones, Will Smith e Paris Hilton. O rei do Marrocos, Mohamed VI, também já passou por lá.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!