Lula disse que Zelensky 'é tão responsável quanto Putin', em entrevista a Revista Time
Reprodução/Facebook Lula - 19.01.2022
Lula disse que Zelensky 'é tão responsável quanto Putin', em entrevista a Revista Time

O principal conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky , Mykhailo Podolyak, criticou nesta quinta-feira (5) a  fala do ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia.

"O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. Essas são tentativas russas de distorcer a verdade. É simples: a Rússia atacou traiçoeiramente a Ucrânia, a guerra está apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata massivamente civis. Guerra clássica de destruição e ocupação", postou Podolyak.

Em entrevista realizada em março deste ano e publicada nesta quarta-feira (4) pela revista "Time", Lula criticou Zelensky e o comparou com o presidente russo, Vladimir Putin.

"Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin porque numa guerra não tem apenas um culpado", afirmou à publicação.

"Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a Otan? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: 'A Ucrânia não vai entrar na Otan'. Estaria resolvido o problema", acrescentou.

O petista, que vai concorrer novamente à Presidência, defendeu que o líder russo errou ao iniciar os ataques em 24 de fevereiro, mas enfatizou que Zelensky poderia ter agido de forma diferente.

"Ele [Zelensky] quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo", argumentou Lula.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!