António Guterres em pronunciamento na ONU
Reprodução/Commons - 22.03.2022
António Guterres em pronunciamento na ONU

Em  visita a Moscou, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta terça-feira (26) a instituição de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia "o quanto antes".

Guterres está na capital russa para um encontro com o presidente Vladimir Putin e também foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

"Estamos extremamente interessados em encontrar maneiras de criar as condições para um diálogo efetivo, para um cessar-fogo o quanto antes e para uma solução pacífica", disse o secretário da ONU.

"Sei que temos interpretações diferentes sobre o que está ocorrendo na Ucrânia, mas isso não limita a possibilidade de termos um diálogo sério", acrescentou. Guterres também deve se reunir nos próximos dias com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev.

Leia Também

As Nações Unidas têm tido pouca influência no desenrolar da invasão russa, já que Moscou é um dos cinco membros com poder de veto no Conselho de Segurança.

A guerra teve início em 24 de fevereiro e entrou em uma fase crucial nos últimos dias, com a ofensiva da Rússia para conquistar o Donbass, região do leste da Ucrânia onde ficam os territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram  e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!