Em visita a Moscou, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta terça-feira (26) a instituição de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia "o quanto antes".
Guterres está na capital russa para um encontro com o presidente Vladimir Putin e também foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
"Estamos extremamente interessados em encontrar maneiras de criar as condições para um diálogo efetivo, para um cessar-fogo o quanto antes e para uma solução pacífica", disse o secretário da ONU.
"Sei que temos interpretações diferentes sobre o que está ocorrendo na Ucrânia, mas isso não limita a possibilidade de termos um diálogo sério", acrescentou. Guterres também deve se reunir nos próximos dias com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev.
Leia Também
As Nações Unidas têm tido pouca influência no desenrolar da invasão russa, já que Moscou é um dos cinco membros com poder de veto no Conselho de Segurança.
A guerra teve início em 24 de fevereiro e entrou em uma fase crucial nos últimos dias, com a ofensiva da Rússia para conquistar o Donbass, região do leste da Ucrânia onde ficam os territórios separatistas de Donetsk e Lugansk.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.