Míssel russo sendo testado
Reprodução/redes sociais - 20.04.2022
Míssel russo sendo testado

Pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas nesta segunda-feira em um bombardeio russo em infraestruturas de transporte na região de Vinnytsia, no Centro-Oeste da Ucrânia, segundo informou a promotoria local.

"Devido ao bombardeio do inimigo, cinco pessoas foram mortas e 18 ficaram feridas", disse a promotoria em um comunicado, especificando que o disparo de foguete atingiu "infraestruturas de transporte" perto das cidades de Khmerynka e Koziatyn.

Pouco antes, o diretor das ferrovias ucranianas, Oleksandre Kamyshin, havia dito no Telegram que "as tropas russas continuam destruindo sistematicamente a infraestrutura ferroviária".

"Esta manhã, dentro de uma hora, cinco estações de trem no centro e oeste da Ucrânia foram atingidas por disparos", disse ele. Não está claro, porém, se os alvos atingidos têm alguma relação com os que deixaram mortos em Vinnytsia.

Vinnytsia é um importante entroncamento ferroviário tanto dentro da Ucrânia quanto para conexões com o exterior. A maioria dos trens internacionais que atravessam o país passam por esta região.

Também nesta segunda, um outro míssil provocou um incêndio durante a manhã na estação de trem de Krasne, perto de Lviv, no Oeste da Ucrânia, segundo o governador regional, que disse ainda não ter informações sobre possíveis vítimas.

Leia Também

Os ataques ocorrem horas após os secretários americanos de Defesa, Loyd Austin, e de Estado, Antony Blinken, terem deixado Kiev depois de se reunirem com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

A ofensiva também aparenta ser mais uma tentativa de degradar a rota de abastecimento militar de Kiev. As linhas ferroviárias, no entanto, também são cruciais para evacuar civis para outros países.

No início do mês, mais de 50 pessoas — muitas delas civis sendo evacuados, incluindo crianças — foram mortas em um ataque de míssil em uma estação ferroviária na cidade de Kramatorsk, no Leste da Ucrânia. A Rússia, no entanto, negou a autoria do ataque, dizendo que apenas a Ucrânia utiliza o míssil Tochka — que se acredita ter sido utilizado no ataque.

Sem se referir aos ataques às estações ferroviárias desta segunda, o Ministério da Defesa da Rússia disse que destruiu instalações de combustível e petróleo em Kremenchuk, uma cidade no Centro da Ucrânia, acrescentando que Moscou realizou ataques a vários alvos militares.

"As Forças Armadas russas continuam a operação militar especial na Ucrânia. Armas de longo alcance guiadas com precisão destruíram instalações em uma refinaria de petróleo na periferia norte da cidade de Kremenchuk, bem como instalações de armazenamento de produtos petrolíferos que fornecem equipamento militar para o agrupamento de tropas ucranianas", disse o porta-voz Igor Konashenkov no canal estatal Rossiya 24, acrescentando que a Rússia atacou "56 instalações militares ucranianas".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!