Explosão na Nigéria deixou mais de 100 mortos
Reprodução - 24.04.2022
Explosão na Nigéria deixou mais de 100 mortos

Pelo menos 109 corpos foram recuperados após uma explosão em uma refinaria ilegal de petróleo no estado de Imo, na Nigéria . O incidente ocorreu na noite de sexta-feira enquanto dezenas de funcionários trabalhavam no local.

Segundo o chefe de operações da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências, Ifeanyi Nnaji, ainda há vários desaparecidos. As autoridades encontram dificuldades para localizar alguns corpos que pararam em um rio da região, de acordo com o jornal nigeriano Daily Post.

"Foi mais sério do que imaginávamos. Até esta noite, contamos 109 corpos no chão, enquanto inúmeros outros caíram no rio e outros morreram dentro da refinaria" disse ele.

O Comissário Estadual de Recursos Petrolíferos da OMI, Goodluck Opiah, disse que o operador da refinaria ilegal, identificado como Okenze Onyenwoke, está foragido. A polícia nigeriana já iniciou buscas por ele

Opiah visitou o local e disse que o fogo consumiu a vida de muitos jovens e que muitos familiares das vítimas removeram os cadáveres do local.

"Isso é maldade. Isso é sabotagem econômica. Também está destruindo nossos jovens. Peço, portanto, aos jovens que se afastem desse tipo de negócio ilegal. Existem tantos negócios legítimos que se pode fazer para ganhar dinheiro de verdade" afirmou o comissário no local.

Sem sobreviventes

De acordo com o jornal Punch Nigeria, um membro da comunidade local disse que não houve sobreviventes do acidente.

Leia Também

"Ninguém sobreviveu. Todos os que foram resgatados ontem morreram esta manhã. O número de vítimas é superior a 100. Isso é triste. As pessoas estão correndo para procurar seus parentes, mas o lamentável é que as vítimas foram queimadas além do reconhecimento" contou ao jornal.

Segundo a YEAC, diversos veículos que estavam em uma fila para comprar o petróleo ilegal foram incendiados na explosão. Até o momento, foram contabilizados ao menos seis carros destruídos pelo fogo.

O desemprego e a pobreza no Delta do Níger tornaram o refino ilegal de petróleo um negócio atraente, mas com consequências mortais. O petróleo bruto é extraído de um labirinto de oleodutos pertencentes a grandes empresas petrolíferas e refinado em produtos em tanques improvisados.

O processo perigoso levou a muitos acidentes fatais e poluiu uma região já devastada por derramamentos de óleo em terras agrícolas, riachos e lagoas. Em outubro do ano passado, uma outra refinaria ilegal já havia pegado fogo no Estado de Rivers, acidente que deixou ao menos 25 mortos, incluindo crianças.

Em fevereiro, autoridades locais disseram começar um processo de repressão para tentar acabar com o refino de petróleo ilegal, que não teve sucesso. Funcionários do governo estimam que a Nigéria, o maior produtor e exportador de petróleo da África, perde uma média de 200 mil barris por dia de petróleo - mais de 10% da produção - para o contrabando.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!