Ao menos sete pessoas morreram após homens armados atacarem um trem que viajava da capital da Nigéria, Abuja, rumo à cidade de Kaduna na noite desta segunda-feira. De acordo com a mídia local, havia cerca de 1.000 passageiros no transporte.
Os suspeitos usaram explosivos na ferrovia a fim de parar o trem antes de abrir fogo, segundo Fidet Okhiria, executivo-chefe da estatal Nigerian Railway Corporation (NRC). Vários passageiros estão desaparecidos.
Um oficial de segurança disse à agência Reuters que dois funcionários do trem e cinco seguranças foram mortos. As autoridades ainda não confirmam oficialmente o número total de vítimas. Imagens transmitidas pela imprensa local e compartilhadas nas redes sociais mostram pessoas mortas e vagões danificados.
Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, descrito como "sem precedentes" por autoridades. É o mais significativo na linha férrea da capital desde que começou a operar em 2016.
Segundo relatos de passageiros nas redes sociais, a ação dos suspeitos teria durado cerca de uma hora. A ofensiva ocorre dois dias depois que homens armados atacaram o aeroporto de Kaduna e mataram um segurança antes da intervenção de militares.
Leia Também
Nesta terça-feira, o vice-presidente do país, Yemi Osinbajo visitou feridos em um hospital da capital nigeriana. De acordo com o comissário de defesa do governo do estado de Kaduna, Samuel Aruwan, as vítimas terão seu tratamento custeado.
O noroeste da Nigéria tem sido alvo de ataques de grupos terroristas que promoveram assassinatos em massa sobretudo em vilarejos, cidades rurais e rodovias. Também foram relatados sequestros, roubos e violência sexual durante as ações. Grupos jihadistas também se tornaram mais ativos na região devido à falta de segurança.
*Com informações de agências internacionais