Imagens de Frank James divulgada pela polícia de Nova York
Reprodução/NYPD
Imagens de Frank James divulgada pela polícia de Nova York

Suspeito de ser o responsável pelo ataque em um vagão do metrô de Nova York, Frank R. James publicava com frequência na internet vídeos com discursos de ódio, delírios de perseguição, explosões de homofobia, misoginia e racismo, contra negros e hispânicos, mas também contra brancos, além de se apresentar como um ser "cheio de ódio e raiva". Ele também expressava o desejo de pegar uma arma e atirar ao acaso, contra qualquer pessoa, segundo “El País”.

Em uma destas postagens, James prenunciou um ataque, no qual disse que ia “haver sangue, muito sangue”, completando, aparentemente em delírio, que o tamanho da população deveria ser reduzido. O perfil dele estava ativo há anos no YouTube, tendo várias postagens recentes com conteúdo similar, e sendo excluído apenas 24 horas após o ataque.

O atentado no metrô de Nova York ocorreu na última terça-feira, quando um homem atirou duas granadas de fumaça e fez ao menos 33 disparos dentro de um vagão, por volta de 8h30, horário de maior movimento no transporte.

O ataque na estação da Rua 36, no bairro Sunset Park, na região do Brooklyn, deixou ao menos 23 feridos, incluindo 10 a bala e o restante pela inalação da fumaça e pelo tumulto causado pela tentativa de fuga dos passageiros. Todos já se recuperaram e estão fora de perigo. A polícia de Nova York prendeu James na tarde da última quarta-feira, no East Village, em Manhattan, cerca de 13 km do local do ataque.

Segundo as autoridades, James já havia sido detido 12 vezes. O suspeito foi preso com a ajuda de moradores, que postaram fotos nas redes sociais e alertaram a polícia, após uma busca de 30 horas. Um deles é o imigrante sírio Zack, que disse em entrevistas a vários veículos locais que não dormiu pensando que o atirador estava à solta.

Leia Também

— Nós o pegamos. Agradeço à polícia — disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, em entrevista a jornalistas após a detenção. — Vamos proteger as pessoas desta cidade e prender aqueles que acreditam que podem trazer terror aos nova-iorquinos comuns.

O promotor de Nova York, Breon Peace, disse em nota que James foi acusado “de violar (o artigo) 18 USC 1992, que proíbe o terrorismo e outros ataques violentos contra os sistemas de transporte coletivo”. Caso seja condenado, pode pegar prisão perpétua.

James é o responsável por alugar uma van que pode estar ligada ao crime, que deixou 29 feridos, incluindo dez com ferimentos à bala. Nesta quarta-feira, 16 pessoas foram liberadas, mas cinco ainda continuam internadas, em condição estável. Do total, cinco das vítimas eram jovens indo para a escola, de acordo com a governadora de Nova York, Kathy Hochul.

Ele tem endereços em Wisconsin e na Filadélfia, e as autoridades ofereciam uma recompensa de US$ 50 mil (R$ 235 mil) por sua captura. Seu cartão de crédito e as chaves da van que ele havia alugado foram encontrados no local do ataque. Até terça-feira, ele era considerado como “pessoa de interesse”. Dois policiais disseram à CNN que a evidência de armas foi o ponto de virada para elevá-lo a suspeito. A arma usada no ataque foi comprada em 2011.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!