BBC News Brasil

O plano de grupo anti-lockdown para sequestrar ministro e semear caos na Alemanha
Reprodução: BBC News Brasil
O plano de grupo anti-lockdown para sequestrar ministro e semear caos na Alemanha

"Eles queriam desestabilizar o Estado e a democracia usando os protestos da covid. Eles são uma pequena minoria em nossa sociedade, mas são muito perigosos", disse o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach.

O ministro estava se referindo a uma gangue de extrema direita que luta contra restrições impostas pelo governo por causa da covid.  O grupo planejava sequestrá-lo.

Quatro membros do grupo foram presos pela polícia e um quinto ainda está foragido, anunciou na quinta-feira (14/4) o Ministério Público alemão.

Nostálgicos do Reich

Eles se autodenominam Vereinte Patrioten ("Patriotas Unidos") e fazem parte do movimento Reichsbürger ("Cidadãos do Reich"). Este movimento, que engloba várias associações e pessoas ligadas à extrema direita alemã, rejeita a legitimidade da República Federal da Alemanha como Estado.

Broches do movimento Reichsbürger
Getty Images
O movimento Reichsbürger usa as cores preta, branca e vermelha da bandeira do antigo Império Alemão

Seus integrantes sustentam que o Reich alemão continua existindo com seus limites territoriais pré-Segunda Guerra Mundial, mas sem as anexações feitas pelo regime de Hitler. Por isso, não se consideram nazistas.

O Vereinte Patrioten também se opôs às rígidas restrições contra a covid-19 aplicadas pelo governo alemão, cujo rosto mais visível é o do ministro da Saúde.

A quadrilha tinha planos de sequestrar Lauterbach e outras pessoas do alto escalão, de acordo com o Ministério Público.

'Condições para uma Guerra Civil'

Mas o objetivo final não se limitava a sequestros pontuais. O plano era muito mais ambicioso: acabar com o Estado alemão por meio do caos, segundo os promotores.

Leia Também

Eles planejavam destruir a infraestrutura de energia do país, atacando subestações e linhas de energia, segundo o programa de notícias Report Mainz.

A ideia do grupo era causar um apagão de eletricidade permanente em todo o país "com a intenção de criar condições semelhantes às de uma guerra civil e, em última instância, derrubar o sistema democrático na Alemanha", alega o Ministério Público.

Radicais alemães durante protesto
Getty Images
Os ultranacionalistas alemães têm sido especialmente ativos contra as restrições da covid-19

Os investigadores identificaram um total de 12 pessoas suspeitas de estarem ligadas à quadrilha. O grupo usava o aplicativo de mensagens Telegram para se comunicar.

Os quatro detidos foram convocados para prestar depoimento a um juiz na quinta-feira da próxima semana (21/4).

Milhares de euros e um Kalashnikov

A prisão ocorreu durante uma série de operações de busca, quando a polícia apreendeu várias armas, incluindo um fuzil Kalashnikov.

A polícia também encontrou barras de ouro e notas em euro. Também foi apreendido dinheiro em espécie de outras moedas, equivalente a mais de 20 mil euros (cerca de R$ 100 mil).

Os integrantes do grupo, com idades entre 41 e 55 anos, são acusados ​​de planejar um grave ato de violência que põe em risco o Estado e de violar a lei de controle de armas.

O ministro da Saúde alemão considerou que este caso mostra que os protestos contra o coronavírus se radicalizaram no país.

Ele também prometeu que seu trabalho não será afetado pelas ações de grupos radicais.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal .

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube ? Inscreva-se no nosso canal!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!