Refugiados ucranianos em abrigo
Reprodução / AFP
Refugiados ucranianos em abrigo

De acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgados nesta sexta-feira (15), mais de cinco milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o  início da invasão russa em 24 de fevereiro.

O Acnur contabilizou 4.796.245 ucranianos que deixaram o país, além de 215 mil pessoas não ucranianas que também fugiram da Ucrânia, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Conforme a OIM, a guerra já causou mais de 7 milhões de deslocados internos dentro do território ucraniano e é o maior êxodo de civis desde a Segunda Guerra Mundial.

Do total de refugiados, 2,7 milhões se deslocaram para a Polônia e 725 mil para a Romênia. Entre eles, 90% são mulheres e crianças. O número de mulheres é maior já que os homens entre 18 e 60 anos não podem deixar o país, porque podem ser chamados para lutar contra os russos.

Leia Também

No total, dois terços das crianças da  Ucrânia foram forçadas a deixar as casas onde moravam para fugir para outro país ou se estabelecer em outras partes do território. 

Antes do início do conflito, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões de pessoas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!