Imagens de Frank James divulgada pela polícia de Nova York
Reprodução/NYPD
Imagens de Frank James divulgada pela polícia de Nova York

 A polícia de Nova York prendeu Frank James, de 62 anos, suspeito de cometer o ataque realizado no metrô nesta terça-feira, informam as emissoras "ABC" e "Fox News". O homem de 62 anos é o responsável por locar uma van que pode estar ligada à ação criminosa que deixou mais de 20 feridos.

Pouco antes da prisão, a polícia informou que ele era considerado suspeito do crime, e não mais "pessoa de interesse", como até ontem.

Rude e frio

Nesta terça-feira, o New York Times entrevistou uma vizinha de Frank James, que disse que James foi rude e frio com ela, e certa vez a confrontou por causa de uma chave deixada na porta do apartamento dela.

A vizinha, Keilah Miller, disse que não via James desde o final de março — uma cronologia alinhada com a descrição de James de suas viagens recentes, postada em um vídeo no YouTube no mês passado.

Miller, de 32 anos, disse que morava em uma unidade adjacente a James, e que ele se mudara ao sobrado de dois andares na cidade de Milwaukee no ano passado.

Ela contou que o ouviu gritar no telefone várias vezes, incluindo uma conversa em que ele reclamou de pessoas ignorantes. Depois que ela erroneamente deixou a chave na fechadura, eles tiveram uma discussão em que ela se lembrou dele gritando: “nunca mais faça isso!”.

Segundo ela, James descia para a rua quase todas as manhãs, mas nunca a cumprimentava.

"Se eu dissesse: "olá, bom dia", ele apenas resmungaria para mim como se fosse um velho negro mal-humorado", disse Miller, que é negra. "Ele é um vizinho muito estranho."

Em certo momento, um amigo que entrou por engano no apartamento de James, segundo ela, descreveu-o como "sujo e bagunçado". Miller disse que nunca tinha visto outra pessoa com ele.

Leia Também

Quando Miller voltou para casa na noite de terça-feira, havia uma equipe de uma emissora de televisão do lado de fora da cerca de arame que cerca seu prédio, mas nenhuma presença perceptível da polícia.

"Eles provavelmente deveriam ir lá e fazer uma varredura com a polícia, porque isso é aterrorizante agora", disse ela. "Estou um pouco assustada e preocupada."

Considerado primeiramente uma "pessoa de interesse" no caso, James agora é tratado como suspeito do ataque, segundo disse o prefeito Eric Adams em entrevista à CNN nesta quarta. Na terça, a polícia disse ter encontrado a chave de uma van da empresa U-Haul que ele havia alugado entre os pertences do atirador no local do tiroteio — até aquele momento, porém, a corporação não havia afirmado se considerava que ele era o atirador.

Um ex-vizinho de um apartamento em Milwaukee em que James morava anteriormente disse que James era quieto e mancava, acrescentando que o fato dele estar relacionado ao tiroteio era uma surpresa.

O vizinho, Mike Lopez, de 38 anos, disse que nunca falou com James, mas muitas vezes o viu empurrando um carrinho pequeno com mantimentos ou outros pertences.

"Eu não o via como uma ameaça ou nada" disse Lopez. "Quero dizer, eu não o vejo tão capaz assim. Ele não pode se mover assim, cara. Ele não era rápido."

Em um vídeo postado no YouTube, James descreveu seu plano de fazer as malas em seu apartamento em Milwaukee e dirigir um veículo alugado da U-Haul alugado para a Filadélfia, onde ele disse ter alugado um lugar para ficar.

No vídeo, ele descreve sua preocupação em retornar à Filadélfia, que ele chama de “zona de perigo”.

"Na viagem, estou apenas pensando porque estou voltando para a zona de perigo, por assim dizer, e isso está provocando muitos pensamentos negativos", disse ele "Porque tenho um caso grave de estresse pós-traumático de todas as coisas pelas quais passei."

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!