Presidente turco insiste em encontro de Putin com Zelensky
Reprodução/Twitter
Presidente turco insiste em encontro de Putin com Zelensky

Em conversa por telefone com Vladimir Putin, o presidente turco Tayyip Erdogan, que busca mediar as negociações para um cessar-fogo na Ucrânia, pediu nesta sexta-feira que o líder russo se encontre com o presidente ucraniano  Volodymyr Zelensky, segundo comunicado do governo turco.

"Erdogan, que afirmou que era importante que os lados agissem com bom senso e mantivessem o diálogo, observou que queria coroar os esforços de paz reunindo o presidente russo Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky", disse a Presidência turca.

Ancara, no entanto, não informou qual teria sido a resposta de Putin ao pedido de Erdogan, dizendo apenas que o líder russo "agradeceu o presidente Erdogan por ter sediado a reunião entre as delegações russa e ucraniana em Istambul", na última terça-feira. O governo russo ainda não se pronunciou sobre a ligação dos presidentes.

Erdogan ainda pediu que Moscou e Kiev ajam com bom senso e mantenham o diálogo. Os líderes também discutiram as negociações, com o presidente turco afirmando que as conversas "positivas e construtivas" aumentaram as esperanças, de acordo com o governo turco.

Na quinta, em conversa com Zelensky, Erdogan reiterou sua proposta de reunir o presidente ucraniano e o russo. Anteriormente, antes das delegações de Kiev e Moscou voltarem a se encontrar presencialmente, o porta-voz do Kremlin havia dito que Putin não pretendia se encontrar com Zelensky naquele momento das negociações.

Leia Também

Negociações retomam

Nesta sexta-feira, Vladimir Medinsky, o principal negociador do Kremlin, anunciou que as conversas entre Kiev e Moscou sobre o cessar-fogo foram retomadas de forma virtual. Medinsky ainda acrescentou que "nossas posições sobre a Crimeia e Donbass não mudaram", referindo-se, respectivamente, à região ucraniana anexada pela Rússia em 2014 e à que está sob controle parcial de separatistas pró-Moscou.

Também nesta sexta, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que algum progresso foi feito nas negociações com a Ucrânia e que Moscou está preparando sua resposta às propostas ucranianas apresentadas em Istambul na terça.

Lavrov afirmou que as negociações precisam continuar e que Kiev mostrou "muito mais compreensão" da situação na Crimeia e Donbas e na necessidade de seu status neutro. Também nesta sexta, porém, o Kremlin disse que as negociações serão prejudicadas após um suposto ataque aéreo ucraniano em um depósito de combustível na Rússia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!