As mortes ocorreram em Las Tinajas, no estado de Michoacán, região abalada pela violência e confrontos entre grupos de narcotráfico
Reprodução Twitter/@SSeguridad_Mich 28.03.2022
As mortes ocorreram em Las Tinajas, no estado de Michoacán, região abalada pela violência e confrontos entre grupos de narcotráfico

Homens armados mataram 19 pessoas na noite de domingo em um ataque a um local clandestino de briga de galos no oeste do México. As mortes ocorreram em Las Tinajas, no estado de Michoacán, região abalada pela violência e confrontos entre grupos de narcotráfico.

"Dezenove corpos sem vida (16 homens e 3 mulheres), que apresentavam ferimentos provocados por armas de fogo", foram encontrados na localidade de de Tinajas, no estado de Michoácan, informou a Procuradoria Geral do Estado (FGE, na sigla em espanhol). Outras pessoas ficaram feridas e foram levadas para hospitais, acrescentou a Procuradoria sem informar o número de vítimas.

De acordo com as autoridades, a FGE foi informada às 22h30 locais (1h30 de Brasília, segunda-feira) sobre uma agressão cometida contra as pessoas presentes em um local frequentemente usado para apostas ilegais de brigas de galos.

Uma investigação foi iniciada para esclarecer o ocorrido.

O México sofre com uma onda de violência que deixou quase de 340 mil mortos - em sua maioria em ações atribuídas ao crime organizado - desde 2006, quando teve início uma ofensiva militar de combate às drogas.

O estado de Michoacán e o vizinho Guanajuato estão entre os que registram os maiores índices de violência no México, devido à guerra entre grupos rivais envolvidos no tráfico de drogas e outras atividades ilegais, como o comércio de combustível roubado.

Michoacán também é a maior região produtora de abacate do mundo e as ameaças feitas por telefone no mês passado contra um inspetor americano na região levaram o governo dos Estados Unidos a suspender as exportações mexicanas dessa fruta por mais de uma semana.

Leia Também

Um grupo armado assassinou entre 10 e 17 pessoas durante um velório no estado em fevereiro, segundo a imprensa local, um ataque atribuído às disputas entre grupos rivais.

"É uma possível vingança entre grupos vinculados ao crime organizado, que dependem da mesma estrutura criminal conhecida como 'Cartel Jalisco Nova Geração", afirmou na ocasião o subsecretário de Segurança Pública Federal, Ricardo Mejía.

O governo não conseguiu determinar o número de vítimas fatais no massacre devido à ausência de corpos, mas pelo menos 11 pessoas foram encontradas no local.

Em 2021, Michoacán registrou 2.732 assassinatos, o equivalente a pouco mais de 8% dos 33.315 homicídios dolosos ocorridos em todo México.

Em 10 de março, o prefeito do município de Aguililla em Michoacán, César Valencia, foi assassinado a tiros quando estava em uma caminhonete da prefeitura.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!